Você está aqui:

Notícias

Sistema vai aperfeiçoar programa Busca Ativa em Minas Gerais

Equipe da Seplag apoia desenvolvimento de sistema para aperfeiçoar programa Busca Ativa

 

Com o objetivo de aperfeiçoar o programa Busca Ativa, servidores das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) trabalharam juntos ao longo do último ano para estruturar e desenvolver um novo sistema que permitirá o cruzamento automático de bases de dados de emprego de fontes diferentes. O projeto foi concluído no último dia 11.

De acordo com a diretora central de Modernização Institucional e Inovação em Processos da Seplag, Vanice Cardoso Ferreira, esse sistema informatizado foi desenvolvido internamente e sem custos. “Sua grande vantagem é a capacidade de cruzar dados do Ministério do Trabalho, da Secretaria de Estado de Fazenda, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) e do projeto Mais Emprego no sentido de identificar mais facilmente a oferta de vagas pelas empresas demandantes”, explica.

Com a implantação do novo sistema, que entrará em operação em fevereiro, a expectativa é que o Busca Ativa permita uma melhor utilização das informações acerca do mercado e das vagas de trabalho, bem como favoreça a colocação dos cidadãos nas mesmas, contribuindo para maiores taxas de emprego em Minas Gerais. 

 

Prêmio Inova Minas Gerais

O Busca Ativa conquistou o 2º lugar do 1º Prêmio Inova Minas na categoria “Inovação em Processos Organizacionais” e durante o ano de 2017 contou com a apoio da equipe da Superintendência Central e Inovação e Modernização Institucional da Seplag para a sua implantação e desenvolvimento.

A metodologia do Busca Ativa busca por saldos positivos nas análises do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de forma a identificar nichos de empregos existentes. O programa também visa identificar setores em destaque na geração de emprego, obter informações das empresas que atuam nesses setores de destaque e disponibilizar, mensalmente, boletins para as unidades do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e para a Central de Vagas com dados das empresas ativas contribuintes do ICMS. Os profissionais dos postos do SINE e da Central de Vagas foram capacitados na metodologia do Busca Ativa no decorrer do ano de 2017.

Notícias relacionadas

Governador destaca ações do Estado para a economia durante o Conexão Empresarial, em Tiradentes
12/06/2017

O governador de Minas, Fernando Pimentel, participou nesta sexta-feira (9/6) do Conexão Empresarial, em Tiradentes, quando destacou ações recentes do governo estadual para incentivar a economia mineira, além de medidas que já resultaram em melhorias na prestação de serviços como segurança e saúde.

GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE SERVIDORES
01/08/2017

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (31/07) o novo calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para os próximos dois meses. As datas de pagamento em agosto são: 11, 23 e 30. Em setembro os servidores receberão nos dias 13, 21 e 27.

Fórum reúne gestores estaduais de Relações Internacionais pela primeira vez em Minas Gerais
31/08/2017

Realizado em dois dias (29 e 30/8), o Fórum RI 27 ocorreu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. No primeiro momento, a principal atividade foi o lavramento do regimento interno do Fórum, momento considerado histórico pelo presidente e demais participantes.