Seplag implementa ações para unir instituições e voluntariado

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Imagem removida.

Foi realizado na segunda-feira (5/11) no túnel do Prédio Gerais da Cidade Administrativa (CA) o encontro entre servidores públicos e representantes de diversas entidades que têm no voluntariado a força para a prestação de relevantes serviços à sociedade.

Marcaram presença as seguintes entidades: Casa de Apoio Aura, Fundação Caio Martins (Fucam), Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI) - Fhemig, Advocacia Geral do Estado, Grupo Voluntários Beija-Flor, Associação de Reintegração das Crianças e Adolescentes de Betim (Arca), Grupo de Proteção aos Animais da Cidade Administrativa (GPA), Projeto Assistencial Novo Céu e Associação Lar Teresa De Jesus.


Dificuldades

Embora Minas Gerais possua centenas de entidades envolvidas com o serviço voluntário, as ações promovidas ainda são isoladas, desconectadas, com baixa escala de divulgação e sem qualquer auxílio do Estado.

Uma plataforma online desenvolvida pelo Governo do Estado vai unir as entidades que precisam com os voluntários e empresas parceiras que podem ajudar. Neste portal, o voluntário detalha suas preferências de área de atuação, suas habilidades e sua disponibilidade e encontra a entidade ideal para ajudar.

No Estado há instituições que atuam em diversas áreas para promover o cidadão e minimizar o sofrimento alheio. No site, conhecendo o trabalho de cada uma, fica mais fácil para o cidadão saber onde seu trabalho pode ser mais útil.

Presente ao encontro, a psicóloga Gabriele Lima, representante do Novo Céu, instituição que atende crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, fala da importância da iniciativa do governo. “Estamos aqui na CA fazendo a divulgação da instituição que sobrevive de doações e participando da rede de voluntariado montada pela Seplag que vai nos ajudar a dar um novo rumo às nossas demandas”. O Novo Céu fica no bairro Jardim Laguna, em Contagem e recebe visitas das 10h às 15h30, inclusive nos fins de semana.

Outra entidade que depende do trabalho voluntário é a Casa de Apoio Aura, que cuida de crianças e adolescentes com câncer. De acordo com o representante Pedro Amaral, a casa hospeda crianças e adolescentes do interior que vêm a Belo Horizonte pra fazer tratamento e não têm onde ficar.

“Temos agora uma sede própria no bairro Paraíso que tem quartos com acompanhantes, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e vários profissionais que ajudam as crianças a ter um tratamento melhor. Quem quiser ser voluntário pode nos ligar que agendamos uma entrevista para sabermos em que área a pessoa tem habilidade, o que pode fazer para ajudar e a sua disponibilidade. Esta iniciativa da Seplag é muito importante porque nos ajuda a encontrar pessoas que querem ajudar e quem deve ser ajudado”, acrescentou.

 

Todos juntos

A assessora do Gabinete da Seplag Adriana Machado, que coordena a instância executiva de fomento ao voluntariado e também na gestão interina do comitê gestor da rede que envolve outras entidades e parceiros, falou da união em torno da iniciativa do Governo e suas perspectivas. “Temos como parceiros o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Servas, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e o apoio da UNV que é o programa de voluntariado da ONU. A gente começou esta feira aqui na Cidade Administrativa numa lógica de implementar um programa do Poder Executivo. Achamos  interessante trazer essas entidades para cá por causa do alto fluxo dos servidores, para divulgar o trabalho e a iniciativa do Governo”, explica.

Segundo ela, a lógica é trabalhar em rede. Primeiro eles têm que se entender e se informar. O lançamento oficial vai ser no dia 5 de dezembro, com a participação de todos os parceiros. A ideia agora é recrutar o servidor. Acho que o encontro foi muito positivo, o interesse foi muito grande. Acho que foi um exemplo bem exitoso e acredito que, pela quantidade de pessoas que nos conectaram, vamos conseguir atrair um grande público aqui na CA,” finalizou.

Quem quiser se juntar a esta rede, pode ligar para (31) 3916-0922, (31) 3915-2343, (31) 3915-2327 ou pelo e-mail: voluntariado@planejamento.mg.gov.br.