Minas Comunica democratiza acesso à telefonia móvel

Minas Comunica II democratiza o acesso ao sistema de telefonia móvel no estado

Programa promove a universalização da telefonia celular no interior. Iniciativa já promoveu a inclusão digital de mais de 1 milhão de pessoas

O Governo de Minas Gerais avança de forma acelerada para assegurar a universalização do acesso à telefonia móvel no interior do estado. De 2015 para cá, mais de 400 distritos foram contemplados com antenas de transmissão 3G dentro do programa Minas Comunica II.

Ao todo, 652 distritos mineiros já contam com o sistema de telefonia celular, beneficiando população estimada de mais de 1 milhão de pessoas em todos os Territórios de Desenvolvimento.

A expectativa é de que o Minas Comunica II atenda 688 distritos até 2018. As 36 localidades que ainda não receberam o sistema de telefonia móvel dependem, na maioria dos casos, de avanços na liberação do licenciamento ambiental.

Além destes casos, o Estado trabalha para incorporar outros 80 distritos ao Minas Comunica II e, dessa maneira, levar a inclusão digital para tantos outros mineiros e mineiras desassistidos por este tipo de tecnologia.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), José Francisco Vieira Seniuk, explica que o Minas Comunica II é um programa complementar a uma ação do Governo Federal que visa implantar o sistema de telefonia celular nos municípios.

“Nosso programa vai além das cidades, vai para mais longe, chegamos aos distritos”, destaca. “A regulamentação federal existente leva o sinal 3G para os municípios, mas não contempla os distritos. E nesse ponto que o nosso programa atua”, esclarece Seniuk.

Para o diretor-geral da Detel, um dos principais benefícios da iniciativa é o impulso ao desenvolvimento econômico das localidades contempladas.

“Vamos ensiná-los a usar a tecnologia 3G para os negócios, para abrir uma empresa ou fazer um site. Sem contar que ela facilita o acesso aos serviços do Governo, como o MG App. Por meio do aplicativo, o cidadão pode fazer diversas solicitações. Atualmente, é importante canal de comunicação entre o Governo e a sociedade e precisamos colocá-lo a serviço de todos”, defende Seniuk.

“O principal benefício é a geração de desenvolvimento econômico para os distritos de Minas Gerais. A gente tem estudos que demonstram o impacto do sinal de telefonia celular na evolução da região. Na medida em que você disponibiliza este tipo de serviço para a população, ela vai fomentar o aparecimento de novos comércios, vai facilitar, por exemplo, a negociação de uma pousada de distritos turísticos”, aponta o superintendente em Governança Eletrônica, Rodrigo Diniz Lara.

O MG APP está disponível para download e instalação para os sistemas Android e iOS. Hoje, mais de 220 mil pessoas já estão usando o celular para checar dados no Detran/MG, consultar contas da Cemig e da Copasa, agendar horário nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), entre outros serviços.

A favor da comunidade

Contrato e Padre Afonso, dois distritos de Itamarandiba, no Território Alto Jequitinhonha, estão entre as localidades beneficiadas pelo Minas Comunica II. A pedagoga Patrícia de Souza, moradora de Contrato, comenta como que a chegada da tecnologia 3G mudou a rotina do local.

“É uma tecnologia inovadora que a gente não consegue viver mais sem ela. Hoje em dia você estuda através dela, paga uma conta, sem contar que dá para matar a saudade de quem está longe. Facilitou muito a nossa vida por aqui”, relata a pedagoga.

A agente comunitária de saúde no distrito de Padre Afonso, Gilmara Soalheiro de Freitas, também enaltece as mudanças advindas da chegada do novo sistema de telecomunicação. “Facilitou muito a minha vida particular e profissional. Às vezes ficávamos sem comunicação nenhuma e deixávamos de resolver muitos problemas por isso. Agora, isso já não acontece mais e podemos desenvolver melhor a vida da gente”, destaca.

Clique aqui e acesse o mapa que mostra todos os 652 distritos que já foram contemplados com a implantação do sistema de telefonia celular 3G.