Comunidade de Simplificação comemora 1 ano

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Imagem removida.

O subsecretário Otávio Maia apresentou novidades da Comunidade de Simplificação

Em comemoração ao aniversário de um ano da Comunidade de Simplificação, a Cidade Administrativa recebe a 1ª Jornada da Simplificação. O encontro reuniu parceiros, colaboradores e membros da Comunidade, que tiveram a oportunidade de conhecer dois novos produtos desenvolvidos a partir da Comunidade e assistir a uma palestra sobre modernização do setor público.

O Subsecretário de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otávio Maia, afirmou que a Comunidade tem dois grandes pilares. Um está na execução de fato dos projetos de inovação e simplificação e outra é a disseminação do conhecimento e incentivo a outros membros para que possam agir de forma inovadora.

A Subsecretária de Gestão Logística da Seplag, Dagmar Maria Pereira Soares Dutra, falou da contribuição da Comunidade para a desburocratização dos processos, agilizando a entrega de resultados para servidores e, principalmente, para a população mineira. “Tenho certeza que todos os colegas de trabalho acreditam que esse é o caminho correto. Não podemos deixar esse movimento morrer. Para mudar, é preciso ter inovação e os trabalhos apresentados pelos membros beneficiam diretamente no dia a dia.”, revela Dagmar.

Também estiveram presente no evento o chefe de gabinete da Seplag, Geraldo Herzog; o superintendente Central de Inovação e Modernização Institucional, Gustavo Henrique de Andrade; a Diretora Central de Articulação e Apoio a Projetos Inovadores, Cintia Santana; e a Diretora Central de Modernização Institucional e Inovação em Processos, Vanice Cardoso Ferreira.

 

Projetos e participações

O subsecretário Otávio Maia apresentou a coletânea de inovação e gestão institucional, uma publicação da Comunidade de Simplificação que conta com três livros que ensinam implantar a simplificação nos órgãos do Estado: Guia para Inovação da Gestão Pública, Guia para a Gestão de Processos e Guia para a Modelagem Institucional. As edições estarão disponíveis para download gratuito no site da Seplag.

O segundo anúncio foi a publicação do Decreto de Simplificação, que regulamenta as diretrizes para a melhoria dos processos públicos.  Saiba mais aqui.

 

A Comunidade

Lançada oficialmente em 29 de agosto de 2017, a Comunidade de Simplificação conta hoje com 850 membros e já realizou oito grandes eventos com a participação de mais e 600 pessoas, gerou 508 ideias e dez protótipos de inovação em diferentes temáticas.

No pilar de execução de projetos, mais de 15 projetos foram realizados, alguns deles ainda em andamento. Outra participação foi a implantação do Serviço Eletrônico de Informação (SEI!MG), que alcançou 1 milhão de documentos virtuais na primeira semana de julho de 2018.

A Comunidade também está envolvida no Projeto Sementes Presentes, que visa a melhorar a área de produção por meio da assistência técnica e distribuição de insumos, facilitando o acesso do pequeno produtor ao mercado institucional.

Otávio Maia citou também a parceria com o Tribunal de Justiça para a desburocratização dos cartórios. Até junho deste ano, 155.478 certidões de nascimento foram emitidas nos hospitais que contam com o projeto.

 

Palestra

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo co-fundador e CEO da SmartGov, Daniel Lança. O profissional falou sobre a inovação no setor público citando exemplos que vivenciou. Lança, que já integrou a equipe da Seplag, conhece de perto as dificuldades encontradas na gestão pública. “Em geral, os processos burocráticos inibem a criatividade dos servidores. Por isso, é necessário estimular a inovação no ambiente de trabalho”, afirmou, citando o sistema de contagem de tempo para aposentadoria. A partir da iniciativa, idealizada pelo diretor central de Gestão de Tempo, João Vitor Silva Fonseca, a emissão dos documentos necessários, que demoravam cerca de 150 dias para ser finalizado, foi dinamizada. Hoje, a emissão da certidão é realizada em até 30 dias, o que gerou uma economia de R$ 500 mil ao ano.

Segundo Daniel, as pequenas mudanças devem ser feitas constantemente, gerando a oportunidade de inovação e transformação.

 

Jornada

A 1ª Jornada da Inovação também ofereceu palestras, oficinas, rodas de conversa, entre outros, em vários espaços da Cidade Administrativa nos dias 4 de 5 de julho.