Arquivo Público recebe oficina sobre 'Memória do Mundo'

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 Arquivo Público Mineiro recebe oficina sobre Programa Memória do Mundo

Programa da Unesco visa preservar patrimônio documental regional e nacional. Inscrição é gratuita, com limite de 60 vagas

 

A guarda documental e memorialística é fundamental para qualquer sociedade. Para isso, uma das ações mais importantes que atendem a essa demanda é o Programa Memória do Mundo da Unesco – MoW, que tem como objetivo garantir a preservação do patrimônio documental que tenha um significado mundial, além de incentivar a preservação do patrimônio documental de importância nacional e regional.

Uma oficina para orientação sobre o edital 2018 do programa será ministrada gratuitamente no Arquivo Público Mineiro na próxima segunda-feira, 11 de junho.

Além de orientar a redação de propostas e candidaturas ao edital 2018, a oficina também visa diversificar o perfil das instituições que se candidatam ao certame e aperfeiçoar as propostas apresentadas de forma que estados e regiões ainda não representados no Registro Nacional possam apresentar candidaturas qualificadas.

Instituições como arquivos, centros de documentação e memória, museus, universidades, secretarias de cultura e fundações que possuem acervos documentais podem se candidatar e concorrer ao selo de Instituições de gestão de patrimônio documental da Unesco.

A oficina será ministrada por membros do Comitê MoWBrasil e especialistas convidados, com conhecimentos dos processos de montagem dos editais e revisões de candidaturas. Na ocasião, representantes do Arquivo Público Mineiro, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e Instituto Amílcar Martins falarão sobre a candidatura e os acervos contemplados das respectivas Instituições.

O programa Memória do Mundo – MoW também aumenta a conscientização nos Estados-Membros da Unesco quanto a seu patrimônio documental, especialmente aspectos dessa herança que são significativos em termos de uma memória global comum.

Registrar acervos documentais como patrimônio da humanidade, a fim de garantir a preservação, a segurança e o livre acesso a esses documentos é uma das principais missões da iniciativa.

O evento será gratuito e os participantes receberão certificados eletrônicos, que serão enviados para os e-mails fornecidos no momento da inscrição.

 

O edital

O Comitê MoWBrasil  lança o Edital MoWBrasil 2018, para candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO para o ano de 2018.

Serão selecionados de zero (0) a dez (10) bens de patrimônio arquivísticos e/ou bibbliográficos, tanto textuais (manuscritos ou impressos), quanto audiovisuais (filmes, vídeos e registros sonoros), iconográficos (fotografias, gravuras e desenhos) ou cartográficos, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. 

O resultado do edital será divulgado em 19 de outubro de 2018. Os acervos selecionados constarão de Portaria do Ministério da Cultura publicada em DOU e seus custodiadores receberão os certificados de nomeação e a logomarca que os identifica como acervos "Memória do Mundo da Unesco", a nível nacional, em cerimônia no dia 6 de dezembro de 2018, em local a ser confirmado, no Rio de Janeiro.

Os Formulários de candidatura preenchidos devem ser enviados exclusivamente em formato digital para candidaturamowbrasil@an.gov.br

As inscrições estarão abertas até 31 de julho de 2018.

 

8ª Oficina sobre Memória do Mundo da Unesco – MOW – Região Sudeste

Local: Arquivo Público Mineiro - Av. João Pinheiro nº 372, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais

Vagas limitadas: 60 vagas

Quando: 11 de junho, entre 14h e 18h

Inscrições gratuitas pelo email:  memoriadomundo@an.gov.br

Informações: (31) 3269-1167
 

Tags