Você está aqui:

Notícias

Exposição reúne obras e celebra os 30 anos do BDMG Cultural

Exposição reúne obras e celebra os 30 anos do BDMG Cultural

Espaço apresenta uma amostra do acervo da instituição. No espaço do Circuito Liberdade, estão obras de artistas consagrados que passaram pela galeria de arte

 

Há 30 anos nascia o BDMG Cultural, e sua primeira atividade cultural foi a exposição com obras raras em coleções mineiras de Guignard. Desde então, as artes visuais nunca mais saíram da programação desenvolvida pelo instituto que, ao longo dos anos, adequou a sua galeria de arte, localizada no Circuito Liberdade, para receber novas linguagens artísticas.

Na próxima sexta-feira (30/11), às 19h, a Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta "arte 30: 30 anos de arte no BDMG Cultural", uma exposição comemorativa às três décadas da instituição.

A mostra conta com as obras de 38 artistas. A visitação pública será de 1º de dezembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h. Às quintas, de 10h às 21h. O acesso será gratuito.

A amostragem do acervo foi realizada pelo curador Márcio Sampaio, e o projeto expográfico ficou à cargo de Marconi Drummond. Ao todo, são 38 obras, desenhos, gravuras, pinturas, vídeo, fotografia, cerâmica, objeto e escultura. Estes trabalhos foram doados pelos próprios artistas após exposições na instituição e passaram a integrar o acervo do BDMG Cultural, composto por um conjunto de 240 obras.

“O próprio caráter eclético do acervo nos proporcionou uma leitura rica, pela diversidade das expressões e também por abrigar conjuntos temáticos e poéticas originais, com que procuramos criar uma ‘narrativa visual’, estabelecendo afinidades e contrapontos”, explica o curador Márcio Sampaio.

Os artistas que terão as suas obras apresentadas são: Camila Otto - Carolina Botura - Carolina Mazzini - César Maurício - Cristiani Papini -Eduardo Hargreaves - Efe Godoy -Emília Sakurai - Erli Fantini - Fábio Cançado - Gabriela Rangel - Gustavo Maia - Jade Liz - Jorge dos Anjos - Juliana Gontijo - Laila Kierulff - Leonora Weissmann - Lorena D’Arc - Luciana Radicchi - Luiz Lemos - Manuel Carvalho - Marcel Diogo - Maria do Céu Diel - Maria Emília - Monica Sartori - Niura Bellavinha - Noemi Assumpção - Paulo Roberto Lisboa - Pedro Ângelo - Priscila Heeren - R.C. - Renato Morcatti - Roberto Lott - Rodrigo Freitas - Samir Lucas - Sara Lambranho - Sônia Gomes - Virgínia Braccini.

Para o presidente do BDMG Cultural, Rogério Tavares, a tarefa de selecionar as obras não foi fácil, e demonstra o rico acervo da instituição, que guarda um pouco do que foi apresentado no campo das artes ao longo desses 30 anos.

“A Galeria de Arte do BDMG Cultural acolheu os artistas iniciantes e os consagrados, prestigiando também a experimentação, a inovação e a ousadia. Promovendo o diálogo necessário entre a tradição, o presente e o futuro, ela se consolidou como espaço de excelência na cena mineira”, conta o jornalista.

Mais do que uma exposição comemorativa, a mostra "arte 30: 30 anos de arte no BDMG Cultural" busca reforçar o compromisso e parceria da instituição com os artistas mineiros de nascença e de coração.

 

Serviço:

arte 30: 30 anos de arte no BDMG Cultural
Local: Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes - BH/MG
Abertura: 30 de novembro (sexta-feira), às 19h
Visitação: 1º de dezembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019
Diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h
Às quintas-feiras, de 10h às 21h
Classificação livre -  Acesso gratuito
Mais informações: (31) 3219-8691

Notícias relacionadas

Talentos de Minas descobrem novos caminhos com a música no 'Territórios de Invenção'
02/06/2017

Como a música inventa territórios? Lançando sons e palavras no espaço público para uma educação musical e criação artística em territórios de Minas Gerais. Esses são os pilares do projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KB-GVV68U5s?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
02/06/2017

Na próxima quarta-feira (7/6), o documentário “Nunca me sonharam”, que estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, será disponibilizado gratuitamente na plataforma Videocamp. Apresentando um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil, o filme poderá ser assistido, até 7 de junho

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.
12/06/2017

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.