Você está aqui:

Notícias

Cemig leva eventos natalinos a regiões da capital e interior

05/12/2018

 Cemig leva eventos natalinos a comunidades da capital e de várias cidades do interior

Diversos prédios da companhia recebem iluminação especial desde que o Programa Natal de Minas foi expandido, há 11 anos. O trabalho na Praça da Liberdade e no Palácio da Liberdade, por sua vez, ocorre desde 1987

 

Várias cidades mineiras terão o Natal mais iluminado este ano. Por meio do projeto Natal de Minas Gerais, a Cemig  preparou kits de enfeites natalinos para decorar praças e outros locais importantes escolhidos pelas prefeituras contempladas. 

Ao todo, 89 cidades estão recebendo o material composto por microlâmpadas de LED, lâmpadas estrobos e mangueiras luminosas. Além da distribuição dos kits, 61 cidades do interior também vão receber a visita da Carreta do Papai Noel da Cemig, que está passando por todas as regiões mineiras, em uma ação inédita para levar a magia do período para as crianças.

A Cemig já tem tradição no apoio do projeto de iluminação de Minas Gerais, trabalho que teve início em 1987 com a decoração da Praça da Liberdade e do Palácio da Liberdade.  No ano seguinte, a iniciativa foi expandida para a sede da empresa. Onze anos depois, o Programa Natal de Minas expandiu a ação para cidades do interior, iluminando vários prédios da Cemig no estado. 

 

Na capital

A iluminação de Natal de Belo Horizonte, uma das mais tradicionais do país, vai contar, neste ano, com o Projeto Lourdes Brilha, uma iniciativa inédita dos moradores do bairro de Lourdes, na região centro-sul da capital, que vai deixar a cidade ainda mais bela e iluminada. A Cemig apoia a decoração de Natal na cidade desde o final da década de 1980 e é uma das apoiadoras da iniciativa que vai decorar 50 quarteirões do bairro, com 240 árvores de Natal.

A área decorada engloba a avenida do Contorno e as ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo. Nelas, serão instaladas árvores de 3,5 metros de altura e outras seis de nove metros que serão colocadas em rotatórias do bairro.

O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, destaca que essa iniciativa é mais um presente da companhia para todos os mineiros. “A iluminação de Natal é uma tradição muito valorizada em Minas Gerais e a Cemig tem o objetivo de apoiar os eventos que possam fortalecer e destacar a nossa cultura”, afirma.

O Projeto Lourdes Brilha foi idealizado pelo grupo Marias Bonitas de Lourdes, formado por moradoras e empresárias, e conta com a participação de 170 lojistas de diversos segmentos do comércio local.

Além da decoração especial, serão realizados vários eventos durante o período natalino, com o objetivo de arrecadar donativos para instituições que ajudam pessoas carentes e também aquelas que visam à proteção aos animais.

As instituições de Belo Horizonte e Região Metropolitana, atendidas pelo Programa Energia Inteligente da Cemig, que vão receber as doações do Lourdes Brilha, serão selecionadas pela equipe do projeto, a Cemig e o Servas.

Além da tradicional iluminação da Praça da Liberdade do Projeto Lourdes Brilha, outros locais e comunidades de Belo Horizonte também receberão decoração de Natal, presenteando também a população dos bairros mais afastados e cidades de todas as regiões do estado. 

 

Confira, a seguir, todos os pontos da cidade que vão receber iluminação de Natal:

  • Praça da Liberdade
  • Praça do Cardoso, na Comunidade da Serra
  • Praça Dona Valdete, no Alto Vera Cruz
  • Paróquia Nossa Senhora do Morro, na Barragem Santa Lúcia
  • Praça Cristo Redentor, no Barreiro
  • Praça São Paulo da Cruz, no Barreiro
  • Praça Amintas de Barros, em Venda Nova
  • Igreja da Pampulha
  • Complexo Itamar Franco, no Barro Preto
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais
  • Tribunal Regional do Trabalho
  • Ministério Público de Minas Gerais
  • Avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral
  • Edifício Júlio Soares - Sede da Cemig
  • Edifício Aureliano Chaves - Prédio da Cemig
  • Avenida Barbacena
  • Hospital João XXIII
  • Projeto Social Marias Bonitas do Lourdes - “Lourdes Brilha”
  • Comunidade Camilo Torres e Irmã Dorothy
  • Comunidade Dandara

 

Casa do Papai Noel

A partir da próxima quinta-feira (6/12), quando será instalada a Casa do Papai Noel no anexo da Biblioteca Pública na Praça da Liberdade, as famílias poderão tirar e levar para casa uma foto impressa das crianças com o Papai Noel.

Dez comunidades de Belo Horizonte também receberão eventos itinerantes, com a presença do Papai Noel e seus auxiliares em tendas decoradas com o tema natalino, que estarão disponíveis para fotos, das 18h às 22h (confira, abaixo, a programação). As imagens também serão impressas na hora.

Na Praça da Liberdade, a Casa do Papai Noel vai funcionar de 6 a 24 de dezembro, também das 18h às 22h.

 

Confira a programação da Casa do Papai Noel Itinerante:

Cemig leva eventos natalinos a comunidades da capital e de várias cidades do interior

 

Notícias relacionadas

Talentos de Minas descobrem novos caminhos com a música no 'Territórios de Invenção'
02/06/2017

Como a música inventa territórios? Lançando sons e palavras no espaço público para uma educação musical e criação artística em territórios de Minas Gerais. Esses são os pilares do projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KB-GVV68U5s?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
02/06/2017

Na próxima quarta-feira (7/6), o documentário “Nunca me sonharam”, que estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, será disponibilizado gratuitamente na plataforma Videocamp. Apresentando um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil, o filme poderá ser assistido, até 7 de junho

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.
12/06/2017

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.