Governo Federal entrega selos à parceiros do sistema prisional

Governo Federal entrega selos de responsabilidade social à parceiros do sistema prisional mineiro

Ao todo, 113 empresas, entre elas 31 mineiras, receberam o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata)

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), entregou na tarde desta quinta-feira (26/4), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o Selo Resgata de Responsabilidade Social. Trinta e uma empresas de Minas Gerais - que lidera o ranking nacional de empresas selecionadas - foram contempladas com a certificação, que as permite mostrar para a sociedade que elas se empenham em dar oportunidades de trabalho às pessoas acauteladas, garantindo-lhes uma oportunidade de recomeço e ressocialização.

Representando a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o secretário adjunto da pasta, Marcelo Gonçalves da Costa, participou da cerimônia junto com alguns empresários parceiros do sistema prisional mineiro e ressaltou a importância desta certificação no resgate de vidas e na oportunidade concreta de reintegração social.

“O Resgata é um selo que vem mostrar que uma política pública bem aplicada, com apoio social, seja através do setor privado, do setor público ou de associações da sociedade civil organizada, é possível. A participação social contribui de forma positiva para a execução penal no país e no nosso estado. Estas empresas que, juntamente com o estado de Minas Gerais, promovem atividades e acolhem a população prisional nos seus quadros tendem a contribuir para uma sociedade melhor. Temos que motivar os empresários a continuar participando”, disse Marcelo.

Juntas, as 31 empresas mineiras que conquistaram o selo neste primeiro ciclo de concessão do Depen, empregam em Minas Gerais 498 detentos que atuam dentro ou fora do ambiente prisional. Há casos em que as empresas estão instaladas dentro de um presídio ou penitenciária. Em outros casos, presos do regime semiaberto ou fechado – com autorização judicial - trabalham fora do ambiente carcerário durante o dia e retornam à unidade ao final do expediente.

Parceiros que conquistaram o Resgata

Os empresários Hudson dos Reis e Richard dos Reis participaram da cerimônia para receber com orgulho a certificação. Eles empregam 26 detentos na HR Indústria e Comércio de Eletrônicos dentro do Presídio de Itajubá, no sul do Estado. A fábrica ocupa um galpão de 600 metros quadrados na unidade prisional e, para a sua instalação, foi investido entre máquinas e demais equipamentos, cerca de 1 milhão e 200 mil reais. São ferramentas importadas que agilizam todo o processo, mas precisam ser operados por pessoas capacitadas. Para tanto, os presos passam por treinamento e são orientados diariamente.

Para Hudson a empresa está dando a sua contribuição para a sociedade através da humanização do sistema carcerário. “Acredito que o trabalho seja o melhor caminho a trilhar para o enfrentamento dos problemas existentes no sistema prisional. Espero que o sucesso obtido pelo estado de Minas Gerais também se estenda a todos os estados da federação”, disse o parceiro.

Na Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, 22 detentos trabalham em uma empresa beneficiadora de alho. A proprietária, Roseane Lucia Padilha, participou da entrega do Selo e orgulhosa conversou com o secretário adjunto da Seap na cerimônia sobre os benefícios de se empregar mão de obra prisional e de ser parceira do sistema penitenciário mineiro.

“O Resgata é de suma importância para fortalecer uma realidade que a gente vive há mais de dez anos como parceiro da José Maria Alkimin. Somos testemunhas de que ofertar oportunidade de emprego aos custodiados dá certo. Agradeço ao Depen por criar o selo e ajudar a divulgar as parcerias para mais empresas do Brasil. Desta forma ajudamos a pessoa que está com a liberdade privada e, de alguma maneira, conseguimos colaborar para mudar a realidade que eles vivem. Permaneceremos parceiros porque acreditamos neste projeto de ressocialização”, disse Roseane.

O Resgata

Segundo o Depen, o Selo Resgata é uma forma de reconhecimento às instituições que utilizam mão de obra oriunda do sistema prisional. Com o objetivo de articular e fomentar a política de execução penal, o Depen desenvolve estratégias como esta, já que o trabalho é visto como uma das formas mais eficientes para construção da cidadania e de uma nova identidade à pessoa presa.

Parcerias com o sistema prisional mineiro

Em Minas Gerais um a cada três presos trabalha. Ao todo, o Governo de Minas Gerais, por meio da Seap, mantém parceria ativa com 370 empresas, entre privadas e do poder público, como prefeituras e autarquias. Confira a lista de empresas que conquistaram o Selo Resgata: