Estado inaugura Corpo de Bombeiros em Além Paraíba

Governo do Estado inaugura Corpo de Bombeiros em Além Paraíba

Município com cerca de 35 mil habitantes, no Território Mata, está na divisa com o estado do Rio de Janeiro, distante 380 km de Belo Horizonte. Unidade atenderá toda a região

Como prioridade da atual gestão do Governo de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) expande a sua presença nas diversas regiões do estado e inaugura o Posto Avançado de Além Paraíba, Território Mata, nesta sexta-feira (18/5). A medida integra o Plano de Comando 2015/2026, que prevê a entrega de dez novas unidades até o fim de 2018 numa parceria com as prefeituras municipais.

As instalações do Posto Avançado em Além Paraíba se localizam a 10 km da cidade, na BR-116, km 810, atendendo ainda municípios da região. Também serão beneficiados por essa unidade os moradores de Estrela Dalva, Pirapetinga, Santo Antonio do Aventureiro, Volta Grande e cidadãos que trafegam pelas rodovias BRs 116 e 393. A inauguração será às 10h.

O Posto Avançado de Além Paraíba contará com o apoio do 4º Pelotão dos Bombeiros de Leopoldina, que está subordinado ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora. Mesmo considerada a fração mais básica em relação ao tamanho, o posto avançado chega para ampliar a cobertura e descentralizar ações, oferecendo os serviços especializados dos bombeiros de forma ágil e eficiente.

As novas unidades que fazem parte do plano de expansão não seguem um padrão rígido de construção, pois são imóveis do município adaptados para ganhar essa nova função, obedecendo às normas de segurança.

A implantação dos dez postos avançados seguiu estudos técnicos desenvolvidos pela própria corporação e contempla Congonhas, Mariana, Santo Antônio do Monte, Além Paraíba, Tiradentes, São João Evangelista, Santos Dumont, Almenara, Andradas e Boa Esperança. Ao todo serão beneficiadas diretamente 410 mil pessoas.

De acordo com a tenente Andréa Coutinho, da Assessoria de Comunicação Organizacional, o posto avançado é uma novidade na estrutura do Corpo de Bombeiros, que possibilitam atender bem o cidadão com instalações dimensionadas às necessidades da região, número menor de viaturas e de militares.

“Os bombeiros serão capazes de atender a diversas ocorrências, como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, e até mesmo no trabalho de prevenção, que são as vistorias e liberação de projetos. Esse modelo de posto avançado realiza o trabalho, dentro da lógica do Governo do Estado de atender mais e melhor, em menor tempo”, explica a tenente Andréa Coutinho.

Bombeiros mais próximos

Em 2014, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais contava com 58 unidades para cobrir todas as regiões do estado. Agora já são 67 unidades, sendo que algumas foram elevadas do ponto de vista administrativo e operacional para aumentar a segurança, a autonomia e aproximação com a sociedade.

A previsão é de que até o fim de 2018 estejam em funcionamento mais de 70 unidades, integradas por um efetivo de 6.066 homens e mulheres. A frota compõe-se de 1.048 viaturas, de acordo com levantamento de março de 2018.

Para tornar possível a lotação de efetivo nas novas unidades ou naquelas que foram elevadas, o comando do CBMMG tem realizado reestruturação administrativa a fim de designar mais pessoal para o trabalho operacional.

A meta do Plano de Comando é levar cobertura a todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 2026, o que significa aumentar de 67 para 120 unidades. Em alguns casos, municípios com mais de 15 mil habitantes poderão receber postos dos Bombeiros, ainda conforme previsão do Plano de Comando.