Estado inaugura anexo do Presídio de Montes Claros

Governo de Minas Gerais inaugura novo anexo do Presídio Regional de Montes Claros

Espaço está mais estratégico e apresenta novidades, como por exemplo uma melhor estrutura para atuação dos agentes de segurança penitenciários

O município de Montes Claros, no Território Norte do estado, acaba de receber o Novo Anexo do Presídio Regional da cidade. Inaugurada nesta quinta-feira (24/8), a unidade prisional é a primeira obra do Governo de Minas Gerais entregue por meio da recém-criada Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e tem capacidade para 210 vagas. O investimento total foi de R$ 11.209.337,24.

Presente na solenidade, o secretário da Seap, Francisco Kupidlowski, reforçou esta como uma inauguração importante e especial para o Estado.

“Essa nova unidade representa mais um passo na concretização das políticas públicas da Seap, na busca de minimizar os impactos do déficit de vagas. Especial por disponibilizar melhores condições de trabalho aos nossos valorosos servidores, que diuturnamente se entregam à nobre missão de garantir atendimento e segurança nas unidades prisionais. E especial também por dar aos presos melhores condições de cumprimento da pena, o que é fundamental para a ressocialização”, afirmou.

A nova unidade ocupa uma área de 3.200 m² e é composta por 26 celas comuns, com capacidade para oito presos cada; duas celas para pessoas com necessidades especiais; oito celas individuais; oito celas íntimas; cinco salas de atendimento; três salas de aula; dois vestiários; dois alojamentos; um refeitório; uma biblioteca; três parlatórios para atendimento jurídico; uma enfermaria e uma grande área de convivência para os visitantes.

O  novo anexo conta, também, com uma estrutura que permite aos Agentes de Segurança Penitenciários abrir e fechar as celas pela parte superior da edificação, evitando assim o contato direto com os detentos, minimizando possíveis riscos.

O diretor-geral do Presídio Regional, Gilton Costa, destacou como o novo anexo auxiliará no gerenciamento da unidade prisional. “Os funcionários estão bem satisfeitos, a construção garante uma segurança maior, já que o agente vai ter um contato mínimo com os detentos. E também vai contribuir com as outras unidades da região, garantindo assim mais segurança para a sociedade”, disse.

Outra novidade do anexo é um espaço exclusivo para o Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Segundo o agente de segurança penitenciário e coordenador do GIR, Marcelo José Mendes, ter uma nova base com essa estrutura trará mais facilidades para o trabalho da equipe.

“O espaço é mais adequado, tem mais conforto, além de ser estratégico, pois conseguimos dar um apoio mais rápido nos dois anexos”, apontou.

Carteira funcional

Quatro servidores de Montes Claros receberam, durante a solenidade, a nova carteira funcional. Entregue em mãos pelo secretário Francisco Kupidlowski, o documento, que foi reformulado, é uma demanda antiga dos servidores do Sistema Prisional e contempla um dos objetivos da Seap de valorização do servidor.

A nova carteira funcional é impressa em papel moeda e com o brasão do Estado de Minas Gerais. O documento possui diversos mecanismos de segurança, como o selo holográfico, impressões visíveis apenas com luzes ultravioleta, números de série para controle interno e QRCODE (quick response).

Agente de Segurança Penitenciário há três anos no Presídio Alvorada de Montes Claros, Elenice Evangelista Leão fala com orgulho sobre o novo documento. “Sinto-me feliz porque é um reconhecimento. Dispor de um documento legítimo que nos identifique, é muito importante para nós”, ressaltou.