Encontro discute polícia mais perto do cidadão em Divinópolis

Encontro discute polícia mais perto do cidadão em Divinópolis

Ação é promovida pela Secretaria de Segurança Pública e contou com a presença de profissionais de segurança e da sociedade civil

Para estreitar o elo entre a população do Território Oeste de Minas e as Forças de Segurança da região, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu, nesta quarta-feira (13/9), o Encontro Regional de Polícia Comunitária, em Divinópolis. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), onde cerca de 90 profissionais, entre policiais civis e militares, bombeiros e representantes da sociedade civil trocaram experiências e discutiram a filosofia e as estratégias de polícia comunitária já desenvolvidas no Centro-Oeste e no estado.

Experiências da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar serão compartilhadas até o fim do dia, assim como o conceito de polícia comunitária e de aproximação da comunidade, de forma participativa, elucidado por meio de palestras.

Até o próximo ano, a previsão da Sesp é capacitar cerca de 1.800 profissionais em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas. O treinamento está sendo realizado pela Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp) da Sesp. Divinópolis, no Território Oeste, é a quinta cidade do estado a sediar este tipo de diálogo, capacitação e encontro.

Na abertura do evento, a diretora da Escola Integrada da Sesp, Roberta Ignácio, ressaltou a parceria com as instituições participantes na realização do Encontro Regional. “Essa articulação é importante para aprimorar a segurança pública, com apoio e participação social. Nosso objetivo é reforças essa política em todo o Estado”, destaca.

Palestras

A primeira palestra do evento foi sobre Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências, ministrada pelo capitão da Polícia Militar, Alexsandro Souza, pelo sargento da Polícia Militar, Maurício Azevedo e pelo tenente do Bombeiro Militar, Thiago Boaventura.

No período da tarde a temática Práticas de Polícia Comunitária foi ministrada pela delegada de Polícia Civil, Maria Rios, especializada em atendimento à mulher.

Para encerrar as atividades do dia, a palestra Participação Social e Segurança Pública abordou a compreensão da segurança pública como essencial para a construção de um processo de mudança em prol de todos os grupos que compõem a vida em sociedade.