Seap celebra 10 anos de assunção do Presídio de Unaí

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Secretaria de Estado de Administração Prisional celebra 10 anos de assunção do Presídio de Unaí

Dentre os benefícios gerados pela assunção destacam-se a promoção de oportunidades de trabalho e ensino

 

Unaí, localizada no Noroeste de Minas, comemorou o aniversário de dez anos de assunção do Presídio da cidade. A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) passou a ser responsável pela administração da antiga cadeia pública, até então sob responsabilidade da Polícia Civil.

Dentre os benefícios gerados pela assunção destacam-se a implantação de procedimentos de segurança voltados para a garantia de ordem e disciplina, e a promoção de oportunidades de trabalho e ensino.

Atualmente, 87 presos realizam atividades laborais voltadas para artesanato, além de terem acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a cursos superiores na modalidade de ensino a distância.

A assunção ocorreu em 21 de setembro de 2007 pelo Sistema Prisional, e o local passou por reformas e adequações para se tornar um presídio, aumentando a capacidade de 102 para 199 vagas voltadas para presos do regime semiaberto.

A solenidade, realizada nessa terça-feira (17/10) na Câmara Municipal, contou com a presença do Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, que homenageou com o Certificado de Destaque Profissional, 17 servidores pertencentes ao quadro de servidores do Presídio de Unaí.

Além destes, receberam Diploma de Colaborador Benemérito do Sistema Prisional, a Prefeitura de Unaí; a Promotoria Pública da Comarca de Unaí; a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; a 16ª Região da Polícia Militar; o 16º Departamento de Polícia Civil de Unaí e a Câmara Municipal de Unaí. As instituições religiosas atuantes no Presídio também foram agraciadas pelos serviços desenvolvidos junto à população carcerária.

O secretário expressou grande satisfação com o exemplo de cidadania dado pela diversidade de representantes de órgãos distintos na cerimônia. “Os senhores que estão aqui hoje são exemplos de bons cidadãos, pois pertencem a instituições tão diferentes e com interesses bem específicos, mas o que os une é estarem preocupados com um bem comum, o futuro e a segurança da comunidade Unaiense”.

O Desembargador Francisco Kupidlowski destacou ainda o papel fundamental de cada servidor nesses dez anos e citou os três pilares de sua gestão que se fazem visivelmente presentes no município de Unaí.

“Ao longo de uma década, os servidores estaduais, em especial os pertencentes à Secretaria de Estado de Administração Prisional, não se renderam às dificuldades e semearam valores éticos, morais, de justiça, cidadania e de bom senso. O futuro é a continuação de um excelente trabalho, primando pela valorização dos servidores do Sistema Prisional, a potencialização da segurança nas Unidades Prisionais e a humanização do atendimento destinado ao preso”.

O Diretor-geral do Presídio de Unaí, José Estácio de Oliveira, agradeceu a todos os presentes, destacando a dedicação de todos os gestores e servidores que já trabalharam na Unidade Prisional, assim como aos colaboradores e parceiros que apoiam o trabalho de ressocialização realizado com os detentos.

“Sabemos que as dificuldades são grandes, mas nós podemos rompê-las; e a valorização de todos os envolvidos nesse trabalho de dez anos é o combustível na busca da capacitação e do desenvolvimento pessoal e coletivo para darmos prosseguimento a este importante trabalho junto à sociedade”.

Estiveram presentes no evento o Prefeito do Município de Unaí, José Gomes Branquinho; o Deputado Estadual, Inácio Franco; o Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Alino Pereira Coelho; o Comandante da 16ª Região da Polícia Militar, Coronel Rodrigo Salvador Zupo Braga; o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Vazante, Lucas Francisco Romão e Silva; o Chefe do 16º Departamento de Polícia Civil, Delegado Marcos Tadeu de Brito Brandão; o Superintendente de Gestão de Vagas e Custódias Alternativas, Glautom Pereira da Silva; o Diretor-geral do Presídio de Unaí, José Estácio de Oliveira e demais representantes das instituições religiosas e da comunidade do Município de Unaí.