Seap celebra 10 anos de assunção do Presídio de Unaí

Secretaria de Estado de Administração Prisional celebra 10 anos de assunção do Presídio de Unaí

Dentre os benefícios gerados pela assunção destacam-se a promoção de oportunidades de trabalho e ensino

Unaí, localizada no Noroeste de Minas, comemorou o aniversário de dez anos de assunção do Presídio da cidade. A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) passou a ser responsável pela administração da antiga cadeia pública, até então sob responsabilidade da Polícia Civil.

Dentre os benefícios gerados pela assunção destacam-se a implantação de procedimentos de segurança voltados para a garantia de ordem e disciplina, e a promoção de oportunidades de trabalho e ensino.

Atualmente, 87 presos realizam atividades laborais voltadas para artesanato, além de terem acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a cursos superiores na modalidade de ensino a distância.

A assunção ocorreu em 21 de setembro de 2007 pelo Sistema Prisional, e o local passou por reformas e adequações para se tornar um presídio, aumentando a capacidade de 102 para 199 vagas voltadas para presos do regime semiaberto.

A solenidade, realizada nessa terça-feira (17/10) na Câmara Municipal, contou com a presença do Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, que homenageou com o Certificado de Destaque Profissional, 17 servidores pertencentes ao quadro de servidores do Presídio de Unaí.

Além destes, receberam Diploma de Colaborador Benemérito do Sistema Prisional, a Prefeitura de Unaí; a Promotoria Pública da Comarca de Unaí; a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; a 16ª Região da Polícia Militar; o 16º Departamento de Polícia Civil de Unaí e a Câmara Municipal de Unaí. As instituições religiosas atuantes no Presídio também foram agraciadas pelos serviços desenvolvidos junto à população carcerária.

O secretário expressou grande satisfação com o exemplo de cidadania dado pela diversidade de representantes de órgãos distintos na cerimônia. “Os senhores que estão aqui hoje são exemplos de bons cidadãos, pois pertencem a instituições tão diferentes e com interesses bem específicos, mas o que os une é estarem preocupados com um bem comum, o futuro e a segurança da comunidade Unaiense”.

O Desembargador Francisco Kupidlowski destacou ainda o papel fundamental de cada servidor nesses dez anos e citou os três pilares de sua gestão que se fazem visivelmente presentes no município de Unaí.

“Ao longo de uma década, os servidores estaduais, em especial os pertencentes à Secretaria de Estado de Administração Prisional, não se renderam às dificuldades e semearam valores éticos, morais, de justiça, cidadania e de bom senso. O futuro é a continuação de um excelente trabalho, primando pela valorização dos servidores do Sistema Prisional, a potencialização da segurança nas Unidades Prisionais e a humanização do atendimento destinado ao preso”.

O Diretor-geral do Presídio de Unaí, José Estácio de Oliveira, agradeceu a todos os presentes, destacando a dedicação de todos os gestores e servidores que já trabalharam na Unidade Prisional, assim como aos colaboradores e parceiros que apoiam o trabalho de ressocialização realizado com os detentos.

“Sabemos que as dificuldades são grandes, mas nós podemos rompê-las; e a valorização de todos os envolvidos nesse trabalho de dez anos é o combustível na busca da capacitação e do desenvolvimento pessoal e coletivo para darmos prosseguimento a este importante trabalho junto à sociedade”.

Estiveram presentes no evento o Prefeito do Município de Unaí, José Gomes Branquinho; o Deputado Estadual, Inácio Franco; o Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Alino Pereira Coelho; o Comandante da 16ª Região da Polícia Militar, Coronel Rodrigo Salvador Zupo Braga; o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Vazante, Lucas Francisco Romão e Silva; o Chefe do 16º Departamento de Polícia Civil, Delegado Marcos Tadeu de Brito Brandão; o Superintendente de Gestão de Vagas e Custódias Alternativas, Glautom Pereira da Silva; o Diretor-geral do Presídio de Unaí, José Estácio de Oliveira e demais representantes das instituições religiosas e da comunidade do Município de Unaí.