Caisans-MG lança o IV Plano Estadual de Sans com ações inéditas no estado

Caisans-MG apresenta o IV Plano Estadual de Sans com ações inéditas no estado

O Governo Estadual, por meio da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Caisans-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), lançou, no dia 06/12, o IV Plano Estadual de Sans (IV Plesans).  O lançamento foi feito pelo Secretário da Seplag e presidente da Caisans-MG, Helvécio Magalhães, e contou com a participação do presidente do Consea Estadual, Élido Bonomo, e do Conselheiro do Consea Nacional, Írio Luiz Conti.

Durante o evento, o secretário Helvécio Magalhães afirmou que a elaboração do Plano foi possível devido ao trabalho em conjunto com outras secretarias do estado. "O IV Plano evidencia o caráter colaborativo dessa gestão, que conseguiu organizar as políticas de forma intersetorial mesmo com toda a burocracia presente na administração pública".

IV Plesans

Desenvolvido de forma participativa com o Caisans e Consea, o Plano apresenta um fator inédito que impulsiona a participação municipal: a interseção entre a adesão dos municípios ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) com as políticas estaduais de San contribuindo para a sustentabilidade, aplicabilidade e eficiência na gestão municipal dos serviços e equipamentos públicos de San, fornecidos pelos programas do Estado.

O IV Plesans pretende fortalecer as políticas para promoção da educação alimentar e nutricional, apresentando questões e diretrizes atualizadas da San no estado, além de um conjunto de programas governamentais previstos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Caisans-MG apresenta o IV Plano Estadual de Sans com ações inéditas no estado
O IV Plesans foi apresentado às Secretarias e Órgãos
em reunião realizada no dia 11/12

O Plano foi projetado a partir da nova Lei Orgânica Nº 22.806/2017. Ele está organizado em cinco eixos prioritários que incluem ações de promoção da agroecologia e redução de agrotóxicos; possibilitar o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos; e impulsionar a agricultura familiar, compras institucionais, cultura alimentar tradicional e inclusão socioeconômica dos povos e comunidades tradicionais.

Ao todo, estão previstas 45 ações distribuídas em 30 programas a serem desempenhadas por 13 secretarias e instituições.

Plenária

Já o apresentação do IV Plesans para os parceiros foi realizada no dia 11/12 durante a última plenária de 2018. Na ocasião, os presentes também abordaram a prestação de contas das deliberações da Caisans e discutiram os desafios para a execução das ações previstas no Plano em 2019.

Entre os participantes estavam representantes das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag); Educação (SEE); Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Desenvolvimento Agrário (Seda); Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); de Saúde (SES); Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor); Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese); Cidades e Integração Regional (Secir); e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). Também estavam presentes representantes do Ministério Público de Minas Gerais; Consea-MG; Emater-MG; e Agência Metropolitana.