Você está aqui:

Notícias

Emater-MG comemora 70 anos

06/12/2018

Emater-MG comemora 70 anos

Secretário Helvécio Magalhães anunciou que o concurso será homologado na próxima sema. Empresa defende novos modelos para maior participação de produtores rurais e comunidades no segmento

 

Presente em cerca de 90% dos municípios mineiros, a Emater-MG completa 70 anos. Ao longo de sua história, a empresa se destaca na promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária mineira. Os resultados são produtos de melhor qualidade, preservação ambiental e geração de renda para o agricultor familiar.

Para comemorar o aniversário da empresa, foi realizada, nesta quinta-feira (6/12), data da celebração, uma cerimônia na sede da Emater-MG. Na solenidade, funcionários e parceiros da empresa foram homenageados. Além disso, foi estabelecido um espaço de reflexão sobre a importância e desafios do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). 

Segundo o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, a Ater leva as tecnologias desenvolvidas para aumento de produção e produtividade, sendo fundamental para os avanços conquistados na agropecuária brasileira. “Estudos mostram que as propriedades com acesso à assistência técnica e extensão rural são quatro vezes mais produtivas do que as que não têm”, afirma. 

 

Incentivos 

Considerada a melhor do setor do país, a Emater-MG recebeu, nos últimos quatro anos, incentivos que possibilitaram avanços quanto à sua modernização gerencial e interna.

No evento, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, destacou a importância da Emater-MG para o desenvolvimento da agropecuária em Minas Gerais. 

“Quando iniciamos esta gestão, em 2015, sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar. Fomos firmes em nosso compromisso e, com muito orgulho, proporcionamos uma melhora significativa na Emater-MG”, afirmou o secretário. “Não podemos jogar fora os 70 anos de patrimônio de grande valor para os mineiros”, completou Helvécio Magalhães. 

 

Concurso

Durante a solenidade, o secretário Helvécio Magalhães contou novidades sobre o último concurso da Emater-MG, retomado neste ano após entrave na Justiça. “A homologação do concurso 001/2015 será realizada até a próxima semana. Vencemos questões jurídicas históricas, conseguimos aprovar o quadro de vagas e a realização do concurso. De forma responsável estamos buscando ampliar a captação de recursos para beneficiar produtores e população. Será um investimento e, certamente, a nova gestão dará continuidade ao trabalho”, revelou, com autorização do governador Fernando Pimentel, o secretário Helvécio Magalhães.

 

Desafios e oportunidades

Para Glenio Martins, as profundas mudanças políticas, econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas impõem diversos desafios e oportunidades ao serviço de Ater. Segundo ele, é preciso implementar novos modelos de atuação ainda mais participativos, nos quais os produtores rurais e as comunidades sejam cada vez mais protagonistas na construção das políticas públicas e ações. 

“É necessário pensar em tecnologias e sistemas produtivos que, além de garantirem maior produtividade e renda, também sejam mais amigáveis ao meio ambiente e adaptáveis às mudanças climáticas que já estão ocorrendo e afetando a produção”, observa Glenio.

 

Atuação

A Emater-MG é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e está presente em aproximadamente 790 municípios, com um atendimento a cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares a cada ano. As ações, desenvolvidas em parceria com várias instituições públicas e privadas, garantem geração de emprego, bem-estar social, renda e desenvolvimento sustentável no meio rural.

Notícias relacionadas

A declaração foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, durante o seminário: "Avanço de Desafios da Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais", realizado nesta sexta-feira (16/10) no plenário do edifício Gerais, na Cidade Administrativa.

Oficinas para ampliar acesso da agricultura familiar na alimentação escolar reúnem 1.600 participantes de 178 municípios mineiros

Cerca de 1.600 inscritos, 178 municípios representados e muitas trocas de experiências para superar desafios e promover o desenvolvimento local. Esse é o balanço do ciclo de oficinas do Circuito Alimentação, que se encerra nesta sexta-feira (9/6), com a etapa Vale do Rio Doce.

Governador entrega milésimo título de propriedade rural

O governador chegou acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, e do prefeito municipal, Warlim Barbosa. Conheceu a casa, conversou com os familiares e experimentou alguns quitutes preparados pela matriarca da família.