Grupo de Trabalho sobre Piso Salarial da Educação se reúne

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Representantes do governo e de entidades sindicais realizaram nesta terça-feira (27), no Palácio Tiradentes, a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir a valorização dos servidores da Educação. A ação faz parte do compromisso assumido pelo governador Fernando Pimentel de estabelecer um espaço de diálogo amplo e permanente com os educadores mineiros, servidores estaduais e com a sociedade.

O secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, coordenador do grupo de trabalho, afirmou que o encontro foi importante, uma vez que definiu a linha de ação a ser adotada. Além de dar mais transparência às iniciativas, o Governo irá incluir os aposentados no plano de reestruturação da carreira, que atingirá não só o magistério, mas os demais cargos da Educação. Outro consenso é a necessidade de projetos de formação continuada dos professores. Segundo Magalhães, na próxima reunião, marcada para semana que vem, outros pontos serão debatidos. 

"Foi um encontro muito promissor. Houve um reconhecimento que a remuneração da Educação é insuficiente, retomamos a discussão da carreira de forma clara e transparente incluindo os aposentados e garantimos que haverá um esforço grande para a formação dos profissionais da educação. Foi isso o que ficou acertado. Nosso limite é a questão fiscal-financeira, mas vamos apresentar todos os números de dentro do estado de forma transparente, coisa que nunca foi feita nos últimos 12 anos. 

A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, também ficou satisfeita com o primeiro encontro da equipe. "No nosso ponto de vista, o balanço é positivo, porque as questões que trouxemos foram acatadas", afirmou. Para Beatriz, o desafio do Grupo de Trabalho é ser ágil para apresentar resultados. Instituído pelo Decreto 46.709, de 14 de janeiro último, o Grupo de Trabalho tem prazo de 90 dias para funcionar.

Para a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a primeira reunião do Grupo foi importante porque inaugura um novo procedimento do Governo em relação os trabalhadores da Educação. "Acho sempre positivo termos a possibilidade de dialogar, principalmente sobre a valorização do profissional, que passa por se pensar a carreira dos profissionais, e não só daqueles que estão na ativa, mas também dos aposentados e esse é um ponto importante que foi firmado aqui", concluiu.

O Grupo de Trabalho é composto pelos secretários Helvécio Magalhães (Planejamento), Odair Cunha (Governo), Macaé Evaristo (Educação), Marco Antônio Rezende (Casa Civil e de Relações Institucionais) e e pelo presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Paulo Moura. As entidades de classe são representadas pelo Sindi-UTE e pela Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (ADEOMG).

Tags