Governo de Minas treina professores para uso adequado da voz

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Informar e conscientizar o professor da rede pública estadual quanto ao uso adequado da voz, evitando o aparecimento de doenças laríngeas que causam alterações na voz, é o que propõe o Programa de Saúde Vocal do Professor, uma iniciativa do Governo de Minas, que já treinou mais de 20 mil professores da rede estadual de ensino, desde sua implantação em dezembro de 2006.

A política estadual de saúde vocal, instituída em Minas Gerais pela Lei 16.077, de 26 de abril de 2006, prevê três áreas de atuação: a prevenção, o tratamento e a intervenção nos locais de trabalho do professor. O Programa de Saúde Vocal está inserido na área de prevenção e, desde dezembro de 2006, todo professor admitido no sistema educacional do Estado, efetivo ou contratado, participa de palestra de capacitação com fonoaudiólogas da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria Estado de Planejamento e Gestão.

Nas palestras, os professores obtêm informações sobre o que é a voz e como ela é produzida; os principais sinais e sintomas das doenças laríngeas mais comuns; estratégias para prevenção de tais distúrbios, bem como formas de acompanhamento e tratamento. Além das palestras ministradas pela equipe de fonoaudiólogas da Seplag os participantes recebem cartilhas técnicas com orientações e cuidados que os profissionais da educação devem ter com a voz.

Programa

O Programa de Saúde Vocal do Professor promoveu em junho diversas palestras em Belo Horizonte para os professores das Superintendências Regionais Metropolitanas A, B e C. No interior houve palestras em Araçuaí, Divinópolis e Pouso Alegre. Em Juiz de Fora, as palestras acontecem de 23 a 27 de junho e os interessados em participar devem se cadastrar pelo telefone (32) 3215-8390.

As palestras do Programa de Saúde Vocal do Professor também estão acontecendo por meio de teleconferências em 50 Centros de Vocação Tecnológica (CVT’s) no Estado. Com duração de 1 hora, assim como nas palestras presenciais, os professores obtêm informações sobre a voz , os principais sinais e sintomas das doenças laríngeas mais comuns, estratégias para prevenção de distúrbios, bem como formas de acompanhamento e tratamento.

A agenda das palestras pelos CVT’s vai até o dia 30 de junho com apresentações às 9, 10, 14:30 e 15:30 horas. Para se inscrever o interessado deve acessar o endereço eletrônico da Seplag www.planejamento.mg.gov.br , entrar em Servidor e depois, Saúde Ocupacional.

Para se informar sobre os endereços dos Centros de Vocação Tecnológica, clique aqui.