Território Sudoeste aponta demandas no Fórum Regional

Submitted by prgaapmadmin on

Evento realizado em Passos contou com 268 participantes, que indicaram necessidades como cursos profissionalizantes para os jovens e melhoria da infraestrutura turística

Uma nova forma de governar. Essa é a definição que o agricultor Marcelo Francisco da Silva, que veio da cidade de Guapé, a 93 km de Passos, atribuiu ao Fórum Regional Território Sudoeste, cuja segunda etapa aconteceu em Passos, no dia 25 de julho. Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Silva é produtor de açúcar mascavo, rapadura e café. Para ele, é muito importante que os próprios habitantes da região definam suas prioridades, premissa número um dos Fóruns Regionais. "Isso mostra que o governo está realmente empenhado em colocar em prática uma gestão participativa", afirma.

Outro participante do Fórum Regional do Território Sudoeste, o gestor de Turismo Regional de Passos, Ketler Silveira, considera importante o trabalho em conjunto entre governo e população como forma de fortalecer os municípios mineiros.

De Delfinópolis, a 80 km de Passos, o prefeito Pedro Paulo Pinto, acompanhado de vereadores e técnicos da prefeitura, fez questão de participar do Fórum Regional para sugerir pavimentação asfáltica entre os municípios de São João Batista do Glória e Delfinópolis, obra que favorecerá o turismo e o escoamento da produção agrícola local. "Essa é uma reivindicação de todos os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). "Acho muito interessante o que o governador Fernando Pimentel está fazendo, pois além de ouvir os moradores, ele está cumprindo os compromisso assumidos pelo Governo", afirma.

A demanda acabou sendo incluída na relação final do eixo temático Infraestrutura e Logística. Assim como Marcelo Francisco, KleyberSilveira e o prefeito Pedro Pinto, outros 265 participantes debateram um total de 368 problemas e necessidades da região apontados nos formulários. Os Fóruns Regionais são compostos também por outros quatro eixos temáticos: Segurança Pública; Educação e Cultura; Saúde e Proteção Social; e Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico.

Da área de Segurança Pública, os participantes elegeram como prioridades o aumento de vagas no sistema prisional e reforma da cadeia pública de Alpinópolis. Também foi mencionado o aumento do efetivo das Polícias Militar e Civil para melhor atender à população.

Êxodo de jovens

O acentuado êxodo de jovens da região Sudoeste para centros maiores nos últimos anos foi um problema destacado no eixo Desenvolvimento Produtivo. Desse debate surgiu como uma das prioridades a ampliação dos cursos técnicos e profissionalizantes. Na área de turismo, foi proposto apoio à infraestrutura, melhorias na sinalização e acesso, além da construção de um centro de apoio ao visitante.Eles procuram muito o território em razão do lago de Furnas e do Parque da Serra da Canastra.

Já a área de Educação e Cultura apontou a necessidade de incrementar a parceria das faculdades locais com a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Ela irá oferecer o curso de medicina em Passos a partir de 2016, atendendo a uma antiga demanda local. No eixo da saúde foram indicados pelos participantes o término da construção do Centro Viva Mulher e o novo hemocentro regional de Passos.

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, Wieland Silberschneider, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas identificadas e os projetos e recursos necessários para sua implantação.

O Complete do Território Sudoeste irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Passos. Está agendada para o dia 19 de setembro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.