Metas do Plano Plurianual são levadas à Assembleia

Submitted by prgaapmadmin on

(BELO HORIZONTE - 21/08/2012) - O início do período de audiências públicas de monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015, exercício de 2012 foi marcado pela apresentação da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que falou sobre "Planejamento Regional, Desenvolvimento e Integração Regional tornando Minas mais Gerais", nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Renata Vilhena afirmou que as crises econômicas exigem, muitas vezes, que haja uma correção nos rumos do que é previamente planejado, destacando que Minas Gerais é o único estado que faz revisão anual do PPAG.

A secretária destacou três fatores estruturadores que impactam o desenvolvimento regional: crescimento demográfico, necessidade de erradicação da pobreza e concentração da população nas áreas urbanas com grande acesso à internet.

Segundo ela, a projeção para 2030 é de estabilização da população na faixa etária produtiva, que traz mais desenvolvimento, mas apontando para 2050 para um contingente em idade que vai exigir mais investimento em serviços de saúde.

Erradicar a pobreza extrema e as desigualdades regionais demanda aplicação de recursos em moradia, educação, saúde e lazer. Recursos que Renata Vilhena classifica "como investimentos e não como gastos."

E como terceiro fator que vai impactar no desenvolvimento regional, a secretária acentuou a concentração de habitantes nas áreas urbanas, que segundo projeção deve ser de cerca de 80% em 2050.

Desconcentração

Renata Vilhena destacou que o Governo de Minas tem feito esforços com a execução de programas que visam a diversificação da economia e a desconcentração do Produto Interno Bruto (PIB). "Hoje, a região central do Estado detém menos de 50% do PIB mineiro, o que mostra o acerto dos programas realizados".

Ela citou como exemplo, a redução da mortalidade infantil em várias regiões, índice que alcançou queda de 35% na Zona da Mata mineira. Outro destaque é a grande concentração de investimentos realizados nos anos de 2009-2011 nas regiões Norte, Mucuri e Jequitinhonha, com expressiva melhoria nos indicadores sociais.

A secretária, no entanto, reforça que "temos que avançar mais, melhorar o PIB per capita. E citou a 3ª geração do Choque de Gestão- Gestão para a Cidadania- que traz a participação da sociedade civil para dentro do governo, ao eleger as prioridades sociais e econômicas de suas regiões como ponto de partida para futuros programas.