SEI!MG reúne mais de 500 multiplicadores do sistema na Cidade Administrativa

Submitted by 08965764696 on

Foi realizada, nesta quarta-feira (13/03), na Cidade Administrativa, a 1ª Reunião de Multiplicadores do SEI!MG em 2019. O evento reuniu mais de 500 servidores que atuam como disseminadores do conhecimento relacionado ao SEI!MG em seus órgãos de exercício, ministrando treinamentos, capacitando os demais colaboradores e avaliando os processos a serem implantados dentro do sistema.

Participaram da reunião 550 multiplicadores de diferentes órgãos e entidades estaduais. O número de vagas disponibilizadas foi rapidamente esgotado em função da grande demanda para o evento. Lançado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em agosto de 2017, o Sei!MG é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos que elimina o papel como suporte físico para documentos institucionais no Estado. Processos de compras, ofícios e memorandos, por exemplo, deixaram de ser impressos e passaram a ter tramitação exclusivamente digital.

Atualmente, o SEI!MG conta com quase 12 mil unidades cadastradas e 51.490 usuários, além de 5.129 usuários externos, como fornecedores, representantes de prefeituras, entre outros.

Na reunião desta quarta, foram repassadas para os multiplicadores as últimas novidades relativas ao SEI!MG, como a integração com o Portal de Compras. A funcionalidade irá facilitar o processo de compras que todo o Estado executa, pois possibilitará o upload ou download de arquivos diretamente entre os sistemas.

Outra novidade é a integração do SEI!MG com o Processo Eletrônico Nacional (PEN), permitindo que os processos dos vários SEIs do Brasil possam se comunicar. A primeira experiência, que já está em fase de implantação, ocorrerá entre o Executivo e o Judiciário mineiros.

A plataforma irá implantar ainda novas funcionalidades, como a Intimação Eletrônica, que permite ao Executivo intimar e/ou dar ciência de forma ativa a usuários externos, como, por exemplo, para notificar um fornecedor sobre descumprimento contratual, ficando registrado no processo que ele a recebeu. Também está em fase de implantação um novo aplicativo para a tramitação de objetos no âmbito do Poder Executivo, fazendo com que o Siged, sistema de protocolo utilizado atualmente, não seja mais necessário.

Sobre o SEI

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Devido a suas características inovadoras e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.