Minas Comunica II chega a novos distritos do Sul de Minas e Vale do Mucuri

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Seis distritos mineiros recebem sinal de telefonia móvel e internet 3G

O Minas Comunica II, programa que integra o Estado por meio do acesso à telefonia móvel e à internet para distritos no interior de Minas Gerais, contempla, agora, outras seis localidades. Desta vez, os distritos de Areias de Itapeva e Tropical Flores, do município de Itapeva; Rosário do Rio Grande, Itumirim; Vilelândia, Carmo do Rio Claro; São João de Maria da Fé, de Maria da Fé (Sul de Minas) e, por fim, o distrito de Taquaral de Minas, da cidade de Itinga (Vale do Mucuri). 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa Minas Comunica II oferece inclusão digital, beneficiando milhares de mineiros. “O Minas Comunica é um instrumento importante de nossa política de integração de todo o Estado, por meio do acesso à telefonia móvel e à internet. Dessa forma, mais mineiros conquistam um acesso que pode proporcionar melhorias econômicas e sociais em seu cotidiano”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy.

Para o cafeicultor Antônio Esteves, morador do distrito de Vilelândia, município de Carmo do Rio Claro, o sinal de internet favorece a economia local. “Somos produtores de café e as cidades mais próximas para compra de insumos estão de 10 a 20 quilômetros de distância. Agora, fazemos orçamentos e compramos via internet, por exemplo. É um ganho e tanto. Sem contar em relação à segurança pública, com sinal de celular, quando precisamos, falamos rapidamente com a delegacia mais próxima”, conta. 

Morador de Areias, no município de Itapeva, o autônomo Marcos Roni de Araújo, membro da Associação de moradores, conta que a chegada do sinal de internet facilita muito a rotina dos moradores, principalmente para a população da zona rural. “Pelo celular, conseguimos revolver rapidamente várias questões do dia a dia, como, por exemplo, ligar no posto de saúde para saber sobre os atendimentos, coisa que antes era difícil. Nossa comunidade está muito grata. Mudou tudo e para melhor!”, conclui Marcos.

Até o momento, 690 distritos foram contemplados com o Minas Comunica, recebendo a antena de transmissão de sinal ativo de telefonia celular com tecnologia 3G. A meta do Governo de Minas é atingir 707 distritos até 2020. 

 

{imagem: Antônio Esteves}