Prodemge é credenciada como Autoridade Certificadora de 1º nível

Prodemge é a primeira empresa pública estadual do país a se tornar Autoridade Certificadora de 1º nível

Credenciamento representa um marco tecnológico para o Estado. Companhia poderá emitir certificados digitais com ainda mais segurança e praticidade

A Prodemge - Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais se confirmará, nesta terça-feira (27/11), como empresa pública estadual do Brasil pioneira na condição de Autoridade Certificadora de 1º nível. O lançamento da AC Prodemge BR ocorrerá na sede da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, a partir das 19h30.

Com o credenciamento, a companhia está agora autorizada a emitir os certificados digitais como AC de 1º nível, impulsionando ainda mais, e em novas frentes, essa linha de serviços em que ela já atua, de forma pioneira no estado e no país.

"É muito importante o fato de sermos a primeira empresa pública estadual a obter essa certificação no país. Esse é um marco tecnológico para nós, que comprova nossa eficiência e nos coloca como uma referência para as empresas estaduais de tecnologia da informação no país inteiro", destaca o presidente da Prodemge, Paulo Moura.

Desde 2004, a Prodemge já atua como Autoridade de Registro, tendo emitido já mais de 14 milhões de certificados até o momento. Em 2015, iniciou os trabalhos para o processo de credenciamento da Autoridade Certificadora de 1º nível.

"O recebimento do certificado digital de Autoridade Certificadora de 1º nível é um momento muito especial na história da Prodemge, quando temos um ganho enorme em termos de posicionamento estratégico e de perpetuidade de um novo negócio que se abre para a Companhia. A Prodemge vive agora uma etapa de importante transformação", explica o diretor de Negócios, Gustavo Prado.

Dentre algumas das várias vantagens decorrentes do credenciamento da Prodemge estão a aceleração da democratização do uso do certificado no âmbito estadual e a possibilidade do incremento da desburocratização e automatização de processos no âmbito da administração pública estadual.

No evento desta terça-feira (27/11), serão apresentadas as possibilidades que o credenciamento traz para entidades públicas e privadas, dentro do universo diversificado de serviços e facilidades trazidos pela tecnologia da certificação digital.

Com a certificação da Prodemge como AC de 1º nível, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira passa a contar agora com 17 ACs de 1° nível no país.