Cidade Administrativa melhora infraestrutura sem gerar despesas

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Ações foram realizadas para valorizar o dia-a-dia de trabalho dos servidores do Estado

Cerca de 15 mil pessoas circulam, diariamente, no complexo da Cidade Administrativa (CA). Para atender esse número tão expressivo de pessoas, maior que a população de algumas cidades de Minas, a coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad), ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) atua em prol de manter e preservar todo esse patrimônio.

A coordenadora da Cecad, Marilene Bretas, conta que é um desafio cuidar do espaço que abriga os prédios Tiradentes, Minas, Gerais e Alterosas, além do auditório JK e o Centro de Convivência. “Temos uma equipe eficiente e motivada, por isso, mesmo sem recursos para investimento, conseguimos grandes ganhos de infraestrutura e ainda gerar uma economia para os cofres do estado”, destaca. 

Melhorias em 2019

Neste ano, desde o início da gestão do Governador Romeu Zema, a Cecad, em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), por meio dos Indivíduos Privados de Liberdade (IPL), revitalizaram todos os jardins que compõe o complexo da Cidade Administrativa. 

Além disso, foi realizado uma readequação de leiaute na parte de infraestrutura, desmontando e montando estações de trabalho para melhor acomodar os servidores. 
Outra ação que aconteceu neste ano, foi a retomada das medidas de segurança. Em 2019, 786 brigadistas foram formados e 12 desfibriladores foram adquiridos para garantir os primeiros socorros dos servidores e visitantes da CA. 

De acordo com Marilene Bretas, todas as melhorias são realizadas em prol do bem-estar dos servidores e cidadãos que passam pela Cidade Administrativa. “Nosso desejo é que as pessoas se sintam bem, por isso trabalhamos para tornar a CA um lugar agradável para se trabalhar”. 

Redução de custo

De acordo com Marilene Bretas, nesta gestão foi encerrado o serviço de garçom e copeiro, que anteriormente era oferecido na Cidade Administrativa, bem como a retirada dos postos de recepção. “Esses cortes resultaram em uma economia de R$5,8 milhões ao ano para os cofres do governo”, ressalta.

A licitação do transporte fretado, isto é, os ônibus que transportam, gratuitamente, os servidores para a estação de metrô Vilarinho, também foi reduzido em R$11 milhões, sem afetar a prestação do serviço.

Controle de pragas

Em 2019 foram encontrados carrapatos na Cidade Administrativa. Na época, o Governo do Estado esclareceu que a área está sujeita à infestação, já que é habitat de capivaras, seus hospedeiros naturais. 

“O que fizemos foi instalar novos cartazes informando a possível presença do carrapato estrela em algumas áreas da Cidade Administrativa. Sinalizamos quanto aos riscos e estamos em contato constante com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para o controle das capivaras”, conta Marilene.