Transforma Minas chega a 155 profissionais selecionados em 2019

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

“Programa é um divisor de águas na história do setor público do país”, afirma o secretário Otto Levy

 

Valorizar um profissional pela sua competência, identificar habilidades e transformar a cultura de gestão de pessoas no setor público. Essa é a proposta do Programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) por meio da subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp).

Lançado em março pelo governador Romeu Zema, o cronograma é uma iniciativa inovadora do Governo de Minas que preenche posições estratégicas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado.

“O Transforma Minas é um divisor de águas na história do setor público do país. Uma transformação de cultura inspirada em experiências internacionais bem-sucedidas e que tem foco na melhor prestação de serviços aos cidadãos, além de adotar critérios absolutamente transparentes”, destaca o secretário da Seplag, Otto Levy.

Desde a sua implantação, o Transforma Minas promoveu 169 processos, incluindo um processo seletivo para o primeiro escalão. Mais de 9 mil interessados já se escreveram para os cargos ofertados e 155 profissionais foram selecionados. O site do programa (www.transformaminas.mg.gov.br) atraiu mais de 1,4 milhão de visitas e mais de 4 mil currículos foram analisados.

 

Desenvolvimento de Lideranças

Em novembro, foi iniciada a segunda etapa do Transforma Minas: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que tem como objetivo desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento de pessoas e comunicação.

“Além disso, tem a questão do alinhamento estratégico. Vamos promover a articulação e o engajamento dos gestores para levar adiante os projetos que estão sendo propostos pelo Governo”, destaca a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kennya Kreppel.

No dia 14 de dezembro, para fortalecer o PDL, o governador Romeu Zema assinou o Plano de Trabalho, documento com as entregas e metas das secretarias de Estado para 2020. O objetivo é promover o alinhamento entre a gestão.

A subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes, foi uma das gestoras selecionadas pelo programa e participa do PDL. Ela elogia o formato inovador de seleção de gestores por parte do Estado e destaca a importância da formação de lideranças.

“Com alinhamento entre a gestão, será possível trocar experiências e contribuir para a modernização e inovação dos serviços públicos, como também promover a gestão estratégica, resgatando a gestão orientada para resultados”, ressalta Beatriz.

 

Servidores de carreira

A oportunidade de pessoas de diversas áreas de atuação, inclusive do setor privado, buscarem contribuir para o Estado, é mais um dos destaques do programa. Além da atração de talentos de fora da gestão estadual, o Transforma Minas também valoriza os servidores de carreira – 80% entre os selecionados.

“Constantemente, os servidores destacam a chance de participar de um processo seletivo para um cargo de gestão que, possivelmente, eles não teriam a chance por não serem conhecidos ou por não estarem próximos de pessoas influentes, como acontecia anteriormente”, ressalta Kennya.

A previsão é que o Transforma Minas selecione e preencha 325 vagas até 2022.

 

Parceria

O Transforma Minas é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Minas e Aliança, iniciativa que reúne as seguintes organizações do Terceiro Setor: Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto República.