Projeto irá incrementar a interface do Portal da Transparência de Minas para facilitar a extração de valor das informações
Com o objetivo de melhorar a interface do Portal da Transparência de Minas Gerais e tornar as informações públicas ainda mais acessíveis para a população, a Controladoria-Geral do Estado e o Laboratório de Inovação em Governo de Minas (LAB.mg), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão em parceria com a Fundação João Pinheiro, iniciaram, em fevereiro deste ano, o projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência”.
"O Portal já realiza a divulgação dos dados públicos, valorizando a transparência e fortalecendo o controle social, mas estamos dando um passo a mais. Agora, a partir desse projeto, avançamos em uma nova etapa na transparência pública e ampliamos a participação social. Queremos ouvir cidadãos, jornalistas, pesquisadores e interessados, e vamos receber suas sugestões e colaborações para melhorar de fato a usabilidade do portal", afirma Soraia Ferreira Quirino Dias, superintendente Central de Transparência da CGE.
O projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência” irá realizar entrevistas, pesquisas por meio de formulário e testes de usabilidade. Essas ferramentas têm como objetivo identificar as necessidades dos usuários, entender suas dificuldades e, assim, entregar uma interface mais intuitiva, que facilite a navegabilidade, análise e a compreensão do dado ofertado, além de mapear outras informações não disponíveis do Portal da Transparência, mas que podem vir a ser ofertadas por meio de demandas dos usuários.
Para Gabriela Brandão, diretora Central de Inovação da Ação Governamental e responsável pelo LAB.mg na Seplag, o trabalho de reformulação do Portal da Transparência junto à CGE é uma das iniciativas do Governo de Minas para fortalecer, ainda mais, a relação entre o cidadão e o Estado, além de intensificar a prestação de contas à sociedade.
“Para que o cidadão consiga acessar os dados e, portanto, para que as iniciativas de transparência do Estado sejam realmente eficazes e efetivas, é importante que ele consiga navegar pelas informações. Nesse sentido, o projeto do LAB.mg em parceria com a CGE é importante porque traz a perspectiva da usabilidade no acesso a sites institucionais. Estamos atuando para que os dados sejam cada vez mais acessíveis para os cidadãos, e Minas Gerais um estado ainda mais eficiente, que presta contas e se relaciona bem com a população”, destacou.
Participe e ajude o Governo de Minas a construir o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais.
Clique aqui e responda ao formulário da pesquisa, disponível até o dia 30/3.
Transparência é a regra
Minas Gerais tem se firmado como um dos Estados mais compromissados com a transparência das informações públicas. Ao longo de 2020, organizações não governamentais independentes avaliaram a qualidade dos dados e informações disponibilizados pelo Portal da Transparência de Minas relativas à pandemia, posicionando o estado sempre entre as primeiras posições.
Além disso, ao longo de 2020, diversas funcionalidades foram incorporadas ao Portal da Transparência com o objetivo de aumentar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários do Portal como, por exemplo:
- consulta do histórico mensal da remuneração de determinado servidor numa mesma página, bem como a possibilidade de realizar o download desse histórico;
- descaracterização de dados pessoais;
- inclusão da possibilidade de marcar e desmarcar todos os checkboxes nas pesquisas avançadas;
- inclusão de modos de pesquisa adicionais na consulta restos a pagar;
- incorporação de fale conosco centralizado; integração com o SIAFI - campo histórico do
- empenho;
- inclusão da memória de cálculo do valor pago.
Minas Gerais lançou, ainda, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. O novo portal visa ser ponto de referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes, turismo.