Governo de Minas inaugura UAI de Divinópolis

Submitted by prgaapmadmin on

Para aprimorar a qualidade dos serviços públicos e oferecer um novo conceito de atendimento ao cidadão mineiro, reunindo em um mesmo espaço físico vários órgãos e entidades integrados, o Governo de Minas entrega nesta quinta-feira (19), às 14 horas, a Unidade de Atendimento Integrado - UAI de Divinópolis. A mais nova unidade da rede será inaugurada pelo Vice-Governador, Antonio Augusto Anastasia, e pela Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e recebeu investimentos de cerca de R$ 250 mil.

Instalada no centro da cidade, à Rua Goiás, 206, em área de aproximadamente mil metros quadrados, a Unidade de Atendimento Integrado de Divinópolis conta com 31 guichês de atendimento, 36 funcionários, capacidade para 1100 atendimentos diários, e oferece aos moradores da cidade e da região acesso rápido a diversos serviços prestados pelo Estado e União.

Divinópolis é a décima UAI em funcionamento no Estado dentro dos novos padrões de serviços inseridos no modelo inovador de gestão do Projeto Estruturador Descomplicar, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Já funcionam as Unidades de Atendimento Integrado do Barreiro e Venda Nova, em Belo Horizonte, São João del Rei, Lavras, Passos, Barbacena, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas e Ponte Nova. Em 2009 14 novas Unidades serão entregues pelo Governo de Minas.

Facilidades

Entre os serviços prestados pela UAI de Divinópolis disponíveis à população estão a emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade, assim como retificação do nome e inscrição do número de CPF no documento de identidade, além do fornecimento do atestado de bons antecedentes criminais, de responsabilidade do Instituto de Identificação de Minas Gerais.

Os usuários da UAI de Divinópolis também podem se utilizar dos serviços da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab, e do Minas Fácil, este como projeto piloto de parceria com seis guichês exclusivos para o atendimento. O Detran MG também está presente na UAI com a prestação de serviços de emissão de multa, Documento de Arrecadação (DAE), Documento Único de Trânsito (DUT) e pesquisa no sistema.

Outro serviço disponibilizado para a população é a intermediação de mão de obra, inscrição no Seguro Desemprego e cadastro de empresas para oferta de vagas no mercado de trabalho, prestado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

A Secretaria de Estado da Fazenda oferece os serviços de emissão de Guia de Arrecadação, informações sobre IPVA, emissão de guia para pagamento de IPVA e de Certidão de Débitos Tributários (CDT) para pessoa física; e a Ouvidoria Geral do Estado recebe sugestões, reclamações ou denúncias relativas aos órgãos do sistema estadual. Já a Polícia Militar emite boletins de ocorrência realizado no mesmo dia do fato, e a Cemig e a Copasa disponibilizam a segunda via de contas, serviços de religa, atualização de dados, além de informações gerais.

Para permitir a inclusão digital dos cidadãos a UAI de Divinópolis dispõe de Telecentro com acesso gratuito à internet, possibilitando a utilização do correio eletrônico; a capacitação profissional, por meio de cursos à distância; a realização de pesquisas escolares e serviços de utilidade pública, além da elaboração e envio de currículos, entre outros.

Sobre os serviços disponibilizados ao cidadão, clique aqui