Estado inaugura unidade dos Bombeiros em Lagoa Santa

Governo do Estado inaugura unidade dos Bombeiros em Lagoa Santa

A 35 km da capital, cidade atrai condomínios residenciais e recebe turistas pela beleza da lagoa e gruta da Lapinha. Município abriga também parte do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Lagoa Santa, no Território Metropolitano, com 61.752 habitantes (IBGE/2017). inaugura, nesta quinta-feira (24/5) o Posto Avançado de Bombeiros Militar (PABM), dentro do Plano de Comando 2015/2026 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O documento prevê a instalação de novas estruturas onde a corporação ainda não se faz presente no estado, bem como a elevação administrativa daquelas unidades que já existem, dotando-as de mais recursos operacionais e aumento do efetivo militar.

A cidade está localizada a 35 km de Belo Horizonte e atrai turistas por causa da lagoa, com orla urbanizada, e da Gruta da Lapinha, localizada no Parque Estadual do Sumidouro, lugar reconhecido pela riqueza paleontológica. É também destino de investimentos imobiliários em condomínios residenciais nos seus seus arredores.

O município abriga ainda em seu território parte das instalações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, enquanto a outra parte pertence ao município de Confins.

A chegada do Corpo de Bombeiros a Lagoa Santa é uma demanda do Território Metropolitano atendida pelo Governo do Estado com a parceria da prefeitura municipal. Entretanto, todas as frações dos bombeiros trabalham com alcance regional.

Nesse caso, além de Lagoa Santa, o PABM vai atender também Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho e outros municípios adjacentes.

O posto de Lagoa Santa contará com 18 bombeiros militares atendendo, permanentemente, com duas viaturas. Uma delas é a unidade de resgate e a outra é chamada “viatura multiuso” para combate a incêndios e salvamentos diversos.

“Essa nova unidade visa resgatar a vida e o patrimônio, com intenção de diminuir o tempo-resposta para as ocorrências de urgência e emergência”, assegura o coronel Rômulo da Costa, que comandará o Posto Avançado de Lagoa Santa. O endereço de funcionamento é Rua Teresa Ascendina Gonçalves 350, bairro Promissão.

Costa acrescenta que a inauguração da unidade em Lagoa Santa estimula a corporação e significa um presente para a população local e do entorno. O posto avançado estará vinculado ao 5º Pelotão de Bombeiros de Vespasiano, que é subordinado ao 3° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Belo Horizonte.

Numa situação de emergência essas duas unidades poderão ser acionadas, respectivamente, para reforçar a atuação da fração do PABM de Lagoa Santa.

Mais perto da população

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais contava, em 2014, com 58 unidades para cobrir todas as regiões do estado. Agora já são 68, com a inauguração do Posto Avançado de Lagoa Santa, sendo que algumas foram elevadas do ponto de vista administrativo e operacional para aumentar a segurança, a autonomia e aproximação com a sociedade.

Em 29 de maio, terça-feira da semana que vem, será inaugurado o PABM da cidade histórica de Mariana, que ainda é atendida pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto.

A previsão é de que até o fim de 2018 estejam em funcionamento mais de 70 unidades, entre postos avançados, pelotões, companhias, companhias independentes e batalhões de bombeiro, com um efetivo de 6.066 homens e mulheres. A frota compõe-se de 1.048 viaturas, de acordo com levantamento de março de 2018.

Para tornar possível a lotação de efetivo nas novas unidades ou naquelas que foram elevadas, o comando do CBMMG tem realizado reestruturação administrativa a fim de designar mais pessoal para o trabalho operacional.

A meta do Plano de Comando é levar cobertura a todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 2026, o que significa aumentar de 68 para 120 unidades neste período. Em alguns casos, municípios com mais de 15 mil habitantes poderão receber postos dos Bombeiros, ainda conforme previsão da instituição, seguida de estudos técnicos.