Pimentel participa da bienal e destaca importância da Cemig

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Pimentel participa da bienal de energia e destaca importância da Cemig

Evento tem como objetivo discutir com clientes corporativos os rumos da indústria energética em todo o mundo

 

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou na manhã desta sexta-feira (11/5), na Sala Minas Gerais, da abertura da 5ª Conferência Internacional Clientes Corporativos Cemig, a Bienal da Energia. O evento, que acontece ao longo desta sexta-feira, promove diferentes debates sobre o setor energético e a nova economia ligada ao mercado livre de energia.

Durante a abertura, o governador destacou a importância da Cemig para a economia mineira e necessidade de se discutir novas propostas para melhoria dos serviços de energia em Minas Gerais.

“Com todas as dificuldades que a Cemig já enfrentou, a empresa hoje está recuperada, financeiramente saudável e até recuperou o grau de investimento internacional. Tudo isso nos deixa orgulhosos como cidadãos de Minas Gerais, que assistimos desde o nascimento da empresa à sua trajetória toda até aqui. Vimos que a empresa passou por um período mais difícil, e que pode sim oferecer um serviço de excelente qualidade para os seus clientes e, entre os seus clientes, a população do estado. O governo vai continuar apoiando a Cemig e dando a ela a autonomia necessária para prestar bom serviço. Mas também vamos cobrar os resultados que os clientes querem e o que a população quer”, destacou.

Para o presidente da Cemig, Bernardo Salomão, a volta do evento, que não era realizado desde 2010, marca a necessidade de se discutir alternativas para desenvolvimento de uma energia inteligente e sustentável em Minas Gerais.

“Estamos fazendo mais uma edição dessa Bienal e fazendo aquilo que é o mais importante para a Cemig, que é o atendimento e o recebimento dos clientes para discutirmos de forma tranquila não só as questões da nova economia, mas também a nova regulação do setor elétrico. Todos nós estamos acompanhando e vendo que a indústria de energia está passando por um momento de modificação incríveis e o que nós vamos assistir aqui hoje são grandes modificações que vêm da indústria de energia. Estamos aqui hoje fazendo a ação mais nobre para a qual a Cemig foi criada, que é o atendimento a seus clientes e trazer o desenvolvimento para Minas Gerais”, disse.

Ao longo do dia serão realizadas palestras, debates e conferência para os participantes com temas como a emergência de novas tecnologias e a legislação regulatória para o setor. Uma das participações previstas é a de Carlos Batlle, pesquisador da Universidad Comillas, de Madri, e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), de Cambridge.

Entre clientes corporativos, autoridades estaduais, diretoria executiva e empregados do Grupo Cemig, mais de 600 pessoas participarão do evento. Também compareceram à abertura o secretário de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio Resende Teixeira,  de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e o secretário de Estado de Governo em exercício, Francisco Moreira.

 

Energia

A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do país, com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição e uma capacidade instalada de 5,5 GW. No mercado livre, a Cemig é líder no setor com uma participação de 20%. Vale destacar que a concessionária foi selecionada, pela 18ª vez consecutiva, para compor a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade no período 2017/2018, mantendo-se como a única companhia do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice desde a sua criação, em 1999.

A companhia está presente em 23 estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 120 mil acionistas em 40 países, além de possuir ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo.