Estado entrega obras de pavimentação da LMG-743

Fernando Pimentel entrega obras de pavimentação da rodovia LMG-743, em Carmo do Paranaíba

Asfaltamento de 30,26 quilômetros irá melhorar a mobilidade da população rural, além de beneficiar escoamento da produção do distrito de Quintinos

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quinta-feira (14/9) as obras de melhoria da rodovia LMG-743, que liga a sede do município de Carmo do Paranaíba ao distrito de Quintinos, no Território Noroeste. Foram reparados e pavimentados 30,26 quilômetros da via, no trecho entre o entroncamento com a BR-354 até o distrito. O investimento do Estado foi de R$ 43 milhões por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

As intervenções vão beneficiar de forma direta cerca de cinco mil mineiros. A obra foi uma demanda eleita como prioritária pela população local durante os encontros dos Fóruns Regionais de Governo, em 2015. A chegada do asfalto vai melhorar a mobilidade dos moradores da região, especialmente de estudantes que moram na zona rural até as escolas, e facilitar o acesso das comunidades locais a outros serviços, como os de saúde.

Fernando Pimentel destacou, em seu discurso, a importância de obras como essa, que impactam diretamente na vida das pessoas. “Quando você está longe, lá na capital ou lá em Brasília, obras como essa passam despercebidas. Quem está longe não sente, não vê, não percebe a importância de um asfalto como esse que nós fizemos. Então, quando a gente faz entregas de ambulâncias, ônibus escolar, viaturas para a Polícia ou quando a gente faz uma estrada como essa, que liga um distrito à sede do município, é extremamente importante para melhorar a vida das pessoas em Minas Gerais”, explicou.

O governador ressaltou o esforço da nova gestão para executar a obras, uma das principais demandas apresentadas pela população local. “Eu fiz questão de vir aqui hoje para dar um abraço em todos, ficar alegre junto a vocês com essa reivindicação histórica que nós, finalmente, conseguimos atender. Trabalho do governo e trabalho dos prefeitos, dos parlamentares, dos nossos deputados estaduais e federais. É muito importante a gente valorizar quem trabalha junto conosco para melhorar a vida dos mineiros e das mineiras” afirmou.

Desenvolvimento

A pavimentação do trecho era aguardada com expectativa na região por representar um avanço significativo para a economia local. O distrito de Quintinos é um polo de agroindústria do município de Carmo do Paranaíba, tendo uma participação importante na geração de renda e empregos no entorno.

O prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida Filho, agradeceu o governador pelo “esforço e empenho para concluir a obra”, destacando que a mesma “traz modernidade, mais emprego e viabiliza toda a economia da região e também de todo o município. Sou de um tempo em que os ônibus atolavam, que a poeira levantava alto nesta estrada e que o asfalto era um sonho dessa comunidade. Hoje, podemos dizer que Quintinos está literalmente ali e nós chegamos com asfalto muito bem feito, sinalizado. É um sonho realizado”, afirmou.

Quintinos é um grande produtor de leite e sedia uma indústria de queijos finos, além da produção de café. Pela rodovia LMG-743 são transportados diariamente 65 mil litros de leite. O distrito ainda se destaca pela produção de ração animal, que atinge, em média, cinco mil toneladas por mês. O principal confinamento de gado do distrito leva para abate cerca de 22 mil cabeças de gado ao ano.

No ano passado, com o equivalente a US$ 48,6 milhões, Carmo do Paranaíba foi responsável por 3,3%, das exportações brasileiras de café, que chegaram a US$ 1,47 bilhão. Somente nos oito primeiros meses deste ano os produtores do município colocaram no mercado externo o equivalente a US$ 36,2 milhões, um montante 7,14% superior faturado no mesmo período de 2016.

O deputado estadual Hely Tarquínio, que falou em nome os demais parlamentares presentes, ressaltou a forma de trabalhar da nova gestão estadual, que está conseguindo avançar no desenvolvimento dos municípios, apesar da crise financeira.  “O governador tem dado o exemplo de como atender os munícipes de Minas Gerais. Ele tem estado presente, de uma forma ou de outra, em todas as regiões do estado para conhecer as demandas do povo de Minas Gerais”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, de Governo, Odair Cunha e de Saúde, Sávio Souza Cruz; os deputados federais Reginaldo Lopes e Newton Cardoso Jr., deputados estaduais Bosco, Leonídio Bouças e Elismar Prado, além do diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER), Djaniro da Silva, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e sociais.