Parque Estadual do Sumidouro oferece Trilha da Travessia

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Parque Estadual do Sumidouro oferece Trilha da Travessia

Percurso de 5,5 quilômetros é uma opção, aos sábados, a partir das 9h. Parque reúne outros atrativos, como a Gruta da Lapinha e o Museu Peter Lund

 

A Trilha da Travessia, oferecida no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, no Território Metropolitano, já pode fazer parte da agenda de turistas em Minas Gerais. O percurso, de 5,5 quilômetros de extensão, pode ser realizado aos sábados, a partir das 9h.

O credenciamento é feito às 8h30 e a caminhada tem duração de aproximadamente 2h30, podendo participar grupos de até 20 pessoas, por vez. Além da trilha, o parque instalado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conta com outros atrativos, como a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund, o Circuito da Lapinha, a Trilha do Sumidouro e a visita à Casa Fernão Dias.

A gestora ambiental do Parque do Sumidouro, Cintia Palhares, explica que, na Trilha da Travessia, o caminhante tem a oportunidade de visitar o painel de grafismos rupestres da Lapa do Sumidouro, com pinturas de idade estimada entre 4 e 7 mil anos.

“Os turistas podem, ainda, apreciar a Gruta do Sumidouro, um dos locais mais importantes nas pesquisas realizadas por Peter Lund na região. Como ponto de descanso, temos a parada do vinhático, árvore de grande porte que resistiu ao corte de madeira no passado”, diz.

A caminhada, segundo ela, continua até o Mirante do Cruzeiro, ponto mais alto da trilha, onde é possível avistar a comunidade da Lapinha, a Serra do Espinhaço e o maciço da Lapinha.  

Com infraestrutura para receber visitantes, o parque conta com duas portarias, estacionamento, alojamento de pesquisadores e centro de pesquisas. 

A visitação pode ser feita de segunda a domingo, de 8h30 às 17h, sendo a última entrada para a Gruta da Lapinha às 16h. Somente em 2017, o parque recebeu mais de 28 mil turistas.

Para mais informações sobre os atrativos do parque acesse o blog da unidade.