Minas promove Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Minas Gerais promove Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil

Evento será realizado pela primeira vez em Minas, reunindo prefeitos de todo o estado

Com o objetivo de fortalecer a governança, o diálogo e a gestão dos recursos públicos, todos os prefeitos e o Poder Executivo Estadual de Minas Gerais foram convidados para participar do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil – Etapa Minas Gerais. O encontro, inédito no estado, será realizado no dia 4 dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Além de prefeitos, equipes técnicas e Administração Pública Estadual, o evento também contará com a participação do governador Romeu Zema, autoridades de Minas Gerais, de outros Estados e do Governo Federal.

O evento vai capacitar os presentes e promover debates sobre os caminhos e a transparência no uso do dinheiro público, buscando a melhoria do gasto e a efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União, executados na Plataforma +Brasil.

O Fórum é uma realização do governo do Estado de Minas Gerais, do Ministério da Economia e do Sindicato dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Minas Gerais. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla.

 

Plataforma + Brasil

A Plataforma +Brasil é uma ferramenta que administra as transferências de recursos da União firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos.  

Durante o evento o uso desse recurso será discutido. De acordo com a diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Caroliny Aparecida Silva de Miranda, é importante entender como funciona o processo, uma vez que toda transferência de recursos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil será por essa plataforma. “É uma forma de auxiliar todos os envolvidos, principalmente no cenário fiscal que se encontra Minas Gerais”, destaca.

 

Evento: Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil

Data: 4 de dezembro

Horário: 7h30 às 17h

Local: Expominas -  Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte

Inscrições: Sympla - https://tinyurl.com/yymsgy3e

 

 

PROGRAMAÇÃO FÓRUM (sujeita a alterações)

 

7:30 às 09h: Credeciamento

08 às 09h: Apresentação da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS)

09h: Cerimônia de Abertura com o Governador Romeu Zema

09h30: A importância da excelência na governança e na gestão de risco nas transferências de recursos públicos (Tribunal de Contas da União - TCU)

10h: O Modelo de excelência em gestão das transferências da União (Departamento de Transferências da União do Ministério da Economia)

10h30: Inovações nas transferências da União: Plataforma + BRASIL União (Departamento de Transferências da União do Ministério da Economia)

11h: O papel da mandatária nas transferências da União (Caixa Econômica Federal)

11h30: Panorama das transferências voluntárias em MG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG)

12h: Modernização da Gestão no Governo do Estado (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG)

12h30 às 14h: Intervalo para almoço

14h: Contribuição da Escola de Governo para profissionalização da Gestão Pública Brasileira (Fundação João Pinheiro - Escola de Governo)

14h30: Promovendo a efetividade no controle de resultados (Controladoria Geral da União – CGU)

15h: Emendas Parlamentares Federais (Ministério da Economia)

15h30: Workshop técnico-interativo da Plataforma e Rede +BRASIL (Palestrantes e Participantes)

17h: Encerramento