Seplag promove evento on-line sobre Planejamento Financeiro para servidores

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Princípios básicos da Educação Financeira foram discutidos no webinário

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), realizou, nesta segunda-feira (26/4), um webinário sobre Planejamento Financeiro, que contou com cerca de mil participantes. O evento, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube Desempenho e Desenvolvimento Seplag-MG, apresentou questões relevantes sobre a aplicação e o uso consciente do dinheiro. 

A diretora da DCGDD, Luciana Assunção, destacou que um dos objetivos do evento foi mostrar a importância da educação financeira, especialmente para os servidores do Estado. “Quando o servidor ingressa na instituição pública, até a chegada da aposentadoria, orientamos que se organize financeiramente para que tenha um futuro satisfatório e um projeto de vida adequado. É preciso equilíbrio e conhecimento dos gastos”, ressaltou. 

O webinário contou com uma palestra da especialista em Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente e Gestão Pública e parceira no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e Preparação para Aposentadoria da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Mayra Guimarães. 

A convidada destacou a importância do planejamento financeiro como base para alcançar os objetivos de vida. “Não precisamos ser especialistas em finanças para conseguirmos nos planejar. Precisamos entender, organizar e rever nosso comportamento em relação ao dinheiro”.

Mayra Guimarães também apresentou um método de autoria própria chamado “Ciclo Rica”. O objetivo, segundo Mayra, é estabelecer um passo a passo para construir um planejamento financeiro. Os tópicos significam: R- Reforma Financeira, I- Implementação, C- Controle das metas e A – Agir. “O foco do ciclo é entender como andam as finanças, melhorar o comportamento e buscar conhecimento para aplicar melhor o dinheiro”.

O evento faz parte do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido pela DCGDD, e está disponível no canal do youtube Desempenho e Desenvolvimento Seplag – MG