Prêmio Inova anuncia vencedores da 4ª edição

Prêmio Inova anuncia vencedores da 4ª edição

Projetos premiados buscam aprimorar serviços públicos

Os vencedores do 4º Prêmio Inova foram anunciados, nesta sexta-feira (29/11), em cerimônia realizada na Cidade Administrativa. A premiação, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), destacou iniciativas de sucesso implementadas no Estado e propostas de ideias inovadoras para a melhoria dos serviços e processos do Governo. A secretária-adjunta da Seplag, Luísa Barreto, destacou a importância do prêmio.

“Nesse contexto de situação fiscal delicada, a inovação é ainda mais importante. É por meio dela que vamos conseguir aprimorar a prestação de serviços. Esse prêmio demonstra o engajamento dos servidores estaduais nesse processo. Eu agradeço aos participantes por trabalharem por um Estado cada dia mais eficiente”, afirmou Luísa.

A cerimônia marcou o encerramento da Semana de Inovação, promovida pela Prodemge em parceria com outros órgãos. O presidente da Companhia, Rodrigo Paiva, destacou a importância da inovação para a mudança da administração pública, com a disponibilização de serviços de qualidade e com mais eficiência para o cidadão. “Esse Governo quer fazer uma transformação no Estado, para que Minas trabalhe para o cidadão. Queremos entregar a ele o melhor serviço estadual do Brasil”, completou.

Vencedores

Durante o evento, foi realizada a terceira e última fase do processo avaliativo do Prêmio, na qual os finalistas de duas categorias tiveram cinco minutos para apresentar os projetos à Comissão de Avaliação. Os trabalhos que somaram a maior pontuação nas três etapas de avaliação foram vencedores.

A categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”, que abrange os projetos em fase inicial, teve como vencedor o “VacinAPP: sistema de agendamento de vacinação e cartão de vacinas digital”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Mais de 70% das vacinas são desperdiçadas antes de serem aplicadas. Falta informação e engajamento da população em campanhas de vacinação. É uma ideia que ainda não está vigorando, mas temos grande expectativa de implementação”, afirmou Elder Gabrich, um dos responsáveis pelo projeto.

Na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, voltada para ações já desenvolvidas, o projeto vencedor foi o “Sistema Ponto Digital: mais economia e eficiência na gestão de Recursos Humanos do Estado”, da Seplag.

Cristiano de Magalhães Barros, um dos responsáveis pela iniciativa, falou sobre os resultados do projeto. “Processos antes realizados manualmente foram substituídos por um sistema 100% digital. Isso trouxe grande economia e eficiência para os processos de recursos humanos”. Em dois anos de implementação, 43 das 53 instituições estaduais já fazem uso do sistema.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil. Os segundos colocados terão direito a R$ 3.500 e os terceiros colocados serão agraciados com R$ 2.000, enquanto os quartos colocados receberão menção honrosa.

Avaliação

A Comissão de Avaliação foi composta pela secretária-adjunta da Seplag, Luísa Barreto, pela reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Lavínia Rodrigues, pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, pelo presidente do BDMG, Sérgio Gusmão Suchodolski, e pelo assessor técnico da Presidência da Fundação João Pinheiro, Mauro da Silveira.

A primeira etapa do 4º Prêmio Inova, iniciada em maio, foi a inscrição e a pré-seleção dos projetos pela banca avaliadora a partir dos critérios descritos no edital. Na segunda fase, servidores estaduais, empregados públicos, estagiários e bolsistas em exercício no Estado votaram nos projetos classificados por meio do site do Prêmio (www.premioinova.mg.gov.br). Os 12 projetos mais votados, seis em cada categoria, entre cerca de 200 inscritos, foram os classificados para apresentação à Comissão de Avaliação na cerimônia de premiação.

Vencedores:

IDEIAS INOVADORAS IMPLEMENTÁVEIS

1° lugar: VacinAPP: Sistema de agendamento de vacinação e cartão de vacinas digital (SES).

2° lugar: Funed na escola (Funed).

3° lugar: MG API - Plataforma de API’s de Minas Gerais - Conectando Minas com o Mundo (Prodemge).

Menção honrosa: Inteligência artificial no combate à evasão na educação em Minas Gerais (SEE).

INICIATIVAS IMPLEMENTADAS

1° lugar: Sistema Ponto Digital: mais economia e eficiência na gestão de Recursos Humanos do Estado (Seplag).

2° lugar: ENEM na Escola (SEE)

3° lugar: Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH) de Minas Gerais (Sedese)

Menção honrosa: Registro Automático de Empresas (Jucemg).