Programa visa estimular competências dos servidores

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Programa de Desenvolvimento Gerencial contribui para estimular as competências dos servidores

Realizada no mês de setembro, ação faz parte da política de RH da SUGESP para oferecer mais oportunidades de desenvolvimento

 

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGESP), da Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência Central de Política de Recursos Humanos (SCPRH) e da Diretoria Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor (DCGDES), tem buscado apresentar oportunidades de desenvolvimento para além das tradicionais formas de capacitação/treinamento. Com esse objetivo, foi realizado o Programa de Desenvolvimento Gerencial, realizado, nos dias 12, 14 e 15 de setembro, para os gestores da área central de Gestão de Pessoas da SEPLAG, com os seguintes temas:  

•         Vivenciando a comunicação assertiva;
•         Transformando ações e construindo objetivos comuns;
•         Relacionamento humano e comunicação - World café

De acordo com a diretora Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor, Raquel Soares Otoni, investimentos em ações que propiciem ao servidor crescimento e aperfeiçoamento contínuo devem ser ofertadas, sistematizadas e difundidas a fim de que boas práticas possam ser compartilhadas. 

Segundo Raquel Otoni, durante o programa foi dado enfoque prioritário ao desenvolvimento das competências essenciais aos gestores, de maneira a trabalhar os gaps identificados nas avaliações de desempenho.

Essa ação possibilitou o contato entre os gestores da SUGESP, de maneira a identificar, mutuamente, as atribuições das áreas e dos desafios enfrentados no dia a dia. E, ainda, estabelecer possíveis parcerias na busca de soluções comuns, além de estimular o desenvolvimento das competências gerenciais.

Para o desenvolvimento desse programa, a DCGDES contou com a parceria do Núcleo Integrado de Desenvolvimento de Pessoas (NIDEP) na organização e realização do evento. Além do mais, esta ação não representou custo direto para os cofres públicos, uma vez que os palestrantes convidados são servidores do Estado de Minas Gerais.

É importante destacar que a SCPRH, por meio da DCGDES, possui ainda outras ações de desenvolvimento, que compõem o Programa INTEGRARH: 

•         Programa Capacitar (incluindo EAD);
•         Trilhas de Desenvolvimento;
•         Prêmio Inova Minas Gerais;
•         Projeto Piloto de Preparação para Aposentadoria – Programa Prosseguir; e
•         Desenvolvimento Gerencial.