Ourém é porta para Minas Gerais em Portugal e na Europa

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Cidade de Ourém é porta para Minas Gerais em Portugal e na Europa

Gastronomia, moda, cosmética mineira, além da ciência e tecnologia e inovação foram os grandes destaques do estado em Portugal

 

A consolidação de novas parcerias e do avanço para a fortalecer os laços econômicos entre Minas Gerais e Portugal marcou a missão do Governo de Minas Gerais no Encontro Ourém-Minas, realizado na comunidade europeia, entre os dias 21 e 24/6, na cidade de Ourem, em Portugal.

“Portugal é a nossa casa na Europa. Estamos convencidos de que as empresas mineiras que estiveram em Ourém encontraram um ambiente propício para apresentar seus produtos e demandas, trocar experiências e concretizar negócios. Além disso, temos também a certeza de que o IIV Encontro foi um momento único para a celebração de nossas identidades históricas e culturais, presentes na musicalidade, nas artes e na gastronomia”, destaca o governador Fernando Pimentel.

De acordo com a secretária adjunta da Casa Civil e chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Mariah Brochado, que liderou a missão na comunidade europeia, os resultados são inúmeros e colocam os empreendimentos mineiros na área da moda, cosméticos, gastronomia, ciência e tecnologia e inovação, dando destaque às startups mineiras, além do projeto modelo de carros elétricos que vão compor a frota do estado, com mais de 15 postos de abastecimento que estão sendo instalados, em destaque no Mercado europeu.

“Este encontro coroa o profícuo processo de aproximação entre os países, destacando a importância do estabelecimento de parcerias para fomentar o intercâmbio econômico e cultural entre Brasil e Europa, um mercado de mais de 500 milhões de consumidores, por meio de trocas de experiências, da identificação de oportunidades comerciais e turísticas e de investimentos mútuos, tanto de empresários portugueses em nosso Estado quanto de mineiros em Ourém para ampliacão das nossas relações comerciais” - Mariah Brochado, secretária adjunta da Casa Civil e chefe da Assessoria de Relações Internacionais

Para tanto, dentre as ações concretizadas, foi entregue um protocolo de intenções da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Governo de Minas Gerais à vice-diretora do Centro Interdisciplinar de Direitos Humanos, que realiza o intercâmbio entre as universidades de Portugal nas áreas de Direitos Humanos e Sustentabilidade, Maria Clara Calheiros.

O encontro na Universidade do Minho vai acarretar na assinatura do termo de adesão para integrar o projeto Minas em Diálogo, uma realização do Núcleo Multifacetário do Estado de Minas (Numem), parceria entre a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri) e UFMG, em Minas Gerais.

Foi firmado um acordo para relizacão de um seminário sobre o Marco Legal da Ciência e Tecnologia e Inovação, em Minas Gerais, previsto para segunda quinzena de agosto, juntamente com um grupo de estudos coordenado pela secretária da Seccri, Mariah Brochado, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), sobre o estatuto mineiro do Marco Legal, promulgado pela ex-presidente Dilma, que entrou em vigor no ano passado.

Em visita ao Generation, Centro de Incubadoras de Startups, uma referência em Portugal, localizado na cidade de Braga, ocorreram atualizações de conhecimentos na área de Inteligência Artificial para estreitar parcerias em inovação tecnológica.

Durante a feira, no IV Encontro, foi realizada uma apresentação sobre energias renováveis, abordando a implementação do projeto modelo de carros elétricos que vão integrar a frota mineira, o “Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono”, que disponibilizará veículos, na Cidade Administrativa (Camg), que circularão entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins e os prédios públicos da Cemig, Codemig, Fapemig, Palácio da Liberdade e BDMG, por exemplo, na região central de Belo Horizonte.

A iniciativa é um desdobramento de duas visitas feitas, em 2015 e 2016, pelo governador a Portugal, quando foram assinados protocolos de cooperação entre o Estado e o Centro de Excelência e Inovação na Indústria de Mobilidade (CEIIA) na área da mobilidade elétrica inteligente.

 

Gastronomia, moda e cosmética mineira em Portugal

A gastronomia mineira tambem foi apresentada à comunidade europeia durante o IV Encontro, em Portugal. O Mercado Central de Belo Horizonte mostrou aos portugueses e ao mundo a cachaça, os doces, os queijos mineiros, além de outras iguarias encontradas no mercado na capital. 

A Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, local destinado à promoção do setor gastronômico do estado, segmento estratégico para o desenvolvimento econômico, também bem recebeu elogios e visibilidade do público e parceiros portugueses.

Após o encontro, a Mineiraria terá um estande de apresentação ao público dentro do Mercado Central de Belo Horizonte.

O Pão de Queijo Vovó de Minas, ainda na área alimentícia, empreendimento do empresário Nilton Roberto dos Reis Filho, aberto em 2014, foi a empresa convidada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), após uma apresentação no órgão, para integrar a delegacão de Minas em Portugal. O mineiro já comemora os resultados.

 “Valeu muito a pena levar nosso querido e saboroso pão de queijo à comunidade europeia ao encontro. Ampliamos os horizontes e abrimos novas oportunidades de comércio entre Minas Gerais e Portugal", afirma.

A cosmética mineira foi levada à Europa, berço da cosmética no mundo, pela Vivants Hair, uma empresa que atende o segmento profissional de salões de cabeleleiros destacando ingredientes ligados à faunda e flora brasileira, como o óleo de açaí, o mel, o cacau do Brasil, que tem à frente os sócios Sidney Campos e Hebert Vaz.

A empresa está abrindo uma fábrica própria em Contagem, Região Metropolitana  de Belo Horizonte, e possui um Centro de Distribuição em Dubai, no Oriente Médio.

"A apresentação dos produtos resultou em ganhos concretos com a prospecção de negócios e busca de empresas parceiras e a previsão de até meados de 2018 sejam instalada uma fábrica também em Portugal. Estamos celebrando os sólidos resultados da participação no encontro que irá beneficiar tanto Minas quanto Portugal", avalia. 

Para a empresária do segmento de pedrarias da moda de Minas Gerais, Núbia Scarano, os frutos colhidos ultrapassaram as expectativas iniciais.

"Acredito que estamos em um momento de um mundo globalizado e sem fronteiras e a quebra desses muros vão facilitar o transito de negócios entre os povos, especialmente neste rico mercado no intercâmbio entre Brasil e Europa. Nesse sentido o Governo de Minas sai beneficiado pelo investimento na troca de culturas e negócios entre os países”, observa.

Ela levou as marcas da moda em destaque no mercado, como a Misfiti, que trabalha com semijoias de pedras de quartzo com designer mineiro original; a moda da empresária Meire Arantes, designer de bijouterias que envolve as comunidades carentes e favelas produzindo ourivessaria com características mineiras com pedras, fitas, bordados e divinos (peças típicas brasileiras com imagens de santos); a Fit Form com o lançamento de uma calca redutora de medidas e casacos cortados a laser que serão comercializados na europa; a moda praia Brenda Vaz, alegre e colorida, representando a mineiridade, com biquínis com estampas de abacaxis e flamingos; sandálias veganas produzidas com borracha de serigueiras, da Heleve, uma moda totalmente focada no uso de recursos naturais; e as bolsas exóticas em forma de abacaxis, rendas, mochilas bordadas, apresentadas pela marca Flor, de Minas Gerais. 

Por fim, a formação de atletas para o futebol, por meio do empresário Renê Santana, também chegará a Portugal após o encontro de negócios. O Instituto Telê Santana, uma instituição de desenvolvimento social que utiliza o esporte como instrumento transformador, terá uma filial instalada na europa. 

O IV Encontro representa um marco na consolidação desse ambicioso projeto que já se desdobra em diferentes frentes de cooperação: energias renováveis, novas tecnologias, veículos elétricos e mobilidade sustentável, transferência de conhecimentos, intercâmbio e cooperação científica e tecnológica, moda, cosmética, gastronomia, entre outras.

A missão do Governo de Minas Gerais foi realizada com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), bem como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).