Seplag implanta Plano de Capacitação e Valorização do Servidor

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Proposta elaborada pela Diretoria de Recursos Humanos visa proporcionar mais capacitação e desenvolvimento aos servidores da Seplag
 

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a valorização do quadro de servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) a Diretoria de Recursos Humanos (DRH) implantou, neste ano, o Plano de Capacitação e Valorização do Servidor.
 
De acordo com a chefe de gabinete da Seplag, Silvia Litsgarten, “apoiar os servidores nas diversas etapas da vida profissional, oferecer oportunidades de capacitação, construir espaços virtuais de escuta ativa e troca de experiências, são algumas das iniciativas que estão sendo planejadas e implementadas pela equipe da DRH”. Ela ainda ressalta que “a excelência do trabalho da Seplag está diretamente ligada a valorização e cuidado com os servidores”. 

Para o diretor da DRH, Thiago Oliveira “a proposta é contribuir para o desenvolvimento das habilidades, competências e conhecimentos de cada servidor e, também, valorizá-lo por meio de ações de integração, escuta ativa, encontros com os representantes da alta gestão, entre outras práticas”. 
 
O Plano de Capacitação e Valorização do Servidor está alinhado com a visão, missão e objetivos organizacionais da Seplag. “Esse Plano foi estruturado apenas para a nossa secretaria, uma vez que busca atender as especificidades dos servidores da Seplag, tanto em relação à capacitação como à valorização. Assim, contribuímos com o alcance dos resultados da secretaria e com um melhor ambiente de trabalho para os servidores", ressalta Thiago.
 

Planejando o Futuro

Uma das ações do Plano de Capacitação e Valorização do Servidor é o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), Planejando o Futuro, que propõe discutir a transição dos servidores aptos para o encerramento da vida funcional no Estado. 

Na próxima sexta-feira, dia 7 de maio, será realizado o primeiro workshop de uma série de três encontros. O tema discutido será planejamento financeiro, com a palestrante especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro, Nahra Borges. “Todos os inscritos no PPA estão convidados para participar do evento, que será realizado por meio do canal do YouTube da Seplag MG”, ressalta Thiago. 

Os outros dois encontros estão previstos para acontecer ainda neste primeiro semestre, e pretendem discutir a saúde do trabalhador e as novas regras da previdência. 


Construção coletiva
A Diretoria de Recursos Humanos busca ouvir os servidores para que, juntos, possam construir, acrescentar ou modificar as estratégias propostas pelo Plano. Nesse sentido, a área encaminhou, no dia 8 de abril, um formulário para os gestores, com o objetivo de identificar quais as principais competências técnicas e comportamentais a serem desenvolvidas no decorrer do ano. 

Uma vez consolidado o resultado deste primeiro mapeamento, a DRH irá encaminhar um questionário para todos. “Pedimos que os servidores participem da realização desse mapeamento. Este será um primeiro levantamento das demandas por capacitações e treinamentos a serem realizados na Seplag”, indica Thiago.
 

Desafios
 Dentre os desafios da Diretoria de Recursos Humanos, de acordo com Thiago, está a questão do regime de teletrabalho e o distanciamento físico. “Mesmo diante das dificuldades, contamos com a participação de todos e entendemos a importância de auxiliar cada servidor da Seplag em seu desenvolvimento, a fim de que se sintam mais motivados e preparados para realizar seu trabalho”, complementa.