Webinário realizado pela Seplag irá abordar o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Webinário realizado pela Seplag irá abordar o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial

Evento faz parte do Programa Qualidade de Vida no Trabalho e será realizado nesta terça-feira (17/8), com transmissão ao vivo pelo Youtube.


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD) e da Diretoria Central de Saúde Ocupacional (DCSO), irá promover, nesta terça-feira (17/8), às 15 horas, o webinário “Retorno Gradual ao Trabalho Presencial”. O evento virtual é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube Desempenho e Desenvolvimento Seplag-MG. 


A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido pela DCGDD com o objetivo de promover melhores condições no ambiente laboral, realizando ações de valorização para o funcionalismo público e implementando a cultura da motivação.


De acordo com a diretora da DCGDD, Luciana Assunção, diante da pandemia, todos precisaram se reinventar e alterar suas rotinas. “A volta gradual ao trabalho presencial pode gerar sentimentos como estresse, angústia e ansiedade. Vamos precisar nos adaptar a um ‘novo normal’ no local de trabalho”, destaca. 


Para o evento, estão previstas duas palestras. A primeira, da coordenadora Especial da Cidade Administrativa (Cecad), Marilene Bretas, irá abordar os protocolos implementados para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial na sede do Executivo mineiro. As diretrizes foram estabelecidas pela Resolução Conjunta Seplag/SES nº 10.384, de 15 de julho de 2021, que dispõe as ações necessárias para prevenção, enfrentamento e contingenciamento de doenças infecciosas no âmbito da Cidade Administrativa. 


Em seguida, o psicólogo clínico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Lucas de Figueiredo, discutirá a saúde mental em tempos de pandemia e o retorno das atividades presenciais, com foco nas relações interpessoais e emoções de cada servidor. 


Além deles, servidores da Fundação Hemominas, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) irão apresentar os protocolos utilizados pelas respectivas instituições. 


Retorno gradual e seguro das atividades presenciais no Poder Executivo Estadual

A autorização e as diretrizes para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais nos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo em todo o Estado, enquanto durar o decreto de calamidade pública, foram publicadas pelo Governo de Minas no Diário Oficial do dia 9/7, por meio da deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 170. 


No dia 17/7, foi publicada a Resolução conjunta das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Saúde (SES) nº 10.384, que trata sobre o trabalho presencial no âmbito da Cidade Administrativa. 


A retomada seguirá uma série de protocolos sanitários e medidas de enfrentamento à Covid-19. A medida tem como objetivo avançar na normalização da prestação dos serviços públicos aos cidadãos, ampliando e facilitando o acesso àqueles que precisam de atendimento.