Confira aqui as matérias de balanço das ações da Seplag em 2020

Secretaria teve entregas importantes em todas as áreas

2020 foi um ano de desafios para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Das medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, dos ajustes e esforços para administrar as contas públicas, passando pelo compromisso com o funcionalismo e a prestação de serviços aos cidadãos, até os processos de reparação de danos provocados por mineradores no Estado em 2015, em Mariana, e em 2019, em Brumadinho.

Confira, abaixo, as matérias com o balanço da Seplag em 2020, destacando importantes entregas da pasta que contribuíram para a atuação eficiente Governo de Minas Gerais neste ano.

Enfrentamento à pandemia

Durante o ano de 2020, o Governo de Minas trabalhou para garantir a eficiência e a agilidade das ações de combate ao coronavírus e aos desdobramentos da pandemia no Estado. Neste cenário, a Seplag teve papel fundamental, atuando diretamente na gestão de processos de compras, garantindo o abastecimento de medicamentos, insumos e equipamentos e adotando as medidas orçamentárias necessárias diante da crise financeira e fiscal agravada pela pandemia. Leia a matéria completa aqui.

Avanços na transformação digital

Em um ano em que a transformação digital foi ainda mais necessária para o bom funcionamento do serviço público, a Seplag intensificou ações que já vinham sendo adotadas antes mesmo da pandemia de Covid-19 e apostou na inovação e na digitalização dos serviços prestados à população. As medidas facilitaram o acesso dos cidadãos e garantiram ao Governo de Minas o primeiro lugar no ranking nacional de oferta de serviços digitais. Para ler a matéria, basta acessar este link.

Aprimoramento em gestão de pessoas

Como medida de saúde e segurança diante da pandemia, o Governo de Minas adotou, em março, o regime especial de teletrabalho, viabilizando a manutenção das atividades realizadas pelo Estado. A Seplag foi responsável por regulamentar a modalidade de trabalho remoto e por desenvolver diferentes ações voltadas para a melhoria da prestação de serviços, como o programa Transforma Minas, um dos principais instrumentos do Governo de Minas na área de gestão de pessoas. Acesse aqui a matéria completa.

Segurança e melhorias na Cidade Administrativa

No ano de 2020, a Seplag se empenhou para tomar as providências necessárias, para zelar pela proteção de todos os servidores que precisam exercem trabalho presencial no local. Medidas de prevenção individuais e coletivas foram adotadas, além da adequação da logística de funcionamento da Cidade Administrativa em razão do regime especial de teletrabalho adotado pelo Governo de Minas. Para acessar a matéria, clique aqui.

Cumprimento de metas e projetos estratégicos

Responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento das ações estratégicas do Governo de Minas, a Seplag realizou a gestão, durante o ano de 2020, de 107 indicadores, 25 projetos estratégicos e seis ciclos de reuniões de monitoramento com o governador Romeu Zema. Mesmo com a pandemia de Covid-19, o Estado se antecipou e conseguiu superar metas estabelecidas para o próximo ano em algumas áreas. Confira a matéria completa neste link.

Otimização de gastos

Uma série de medidas foram adotadas em 2020 para garantir a gestão financeira responsável e eficiente do Governo de Minas. A Seplag atuou para equilibrar as contas públicas com ações que promoveram economia no Estado, como adequação orçamentária, centralização de compras, revisão de contratos e redução de despesas. Leia a matéria completa acessando aqui.

Centralização de compras públicas

O Governo de Minas, por meio da Seplag, avançou na centralização das compras públicas estaduais em 2020. Durante o ano, foi conduzida a execução do Projeto Centro de Compras Compartilhadas, que propõe reduzir duplicidade de procedimentos, dar mais agilidade no atendimento, gerar mais economia e, assim, contribuir para o aprimoramento na prestação dos serviços públicos do Estado. Acesse, neste link, a matéria completa.

Busca por reparação de danos causados por rompimentos de barragens

Com o papel de articular as ações dos órgãos estaduais na reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana (2015) e da Vale em Brumadinho (2019), a Seplag, por meio dos comitês gestores Pró-Rio Doce e Pró-Brumadinho, alcançou importantes resultados em 2020. Entre eles, investimentos de R$ 416 milhões para os municípios atingidos na Bacia do Rio Doce e avanços expressivos no processo de celebração de acordo judicial com a Vale para reparação na região da Bacia do Paraopeba. Clique aqui para ler a matéria completa.

Rede hospitalar credenciada reforçada e melhorias de infraestrutura no Ipsemg

Reforço na rede hospitalar credenciada, ampliação de leitos de CTI e melhorias de infraestrutura no Hospital Governador Israel Pinheiro. Essas são algumas das ações do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19, que exigiu empenho do Poder Público para combater o vírus e para cuidar da saúde da população. A atuação eficiente no Ipsemg foi possível devido às medidas tomadas pelo Governo de Minas desde o início de 2019, como a quitação de dívidas e a regularização dos repasses aos fornecedores. Leia a matéria aqui.

Empresas e órgãos vinculados à Seplag apresentam resultados

Em meio aos desafios econômicos enfrentados pelo Estado em 2020, as empresas e órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) – Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS), Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Fundação João Pinheiro e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) – apresentaram entregas importantes para a população e bons resultados financeiros. Confira aqui a matéria completa.