Servas conclui a terceira edição do Cozinha Inteligente

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 Servas conclui a terceira edição do Cozinha Inteligente

O diferencial do curso é a ênfase em aproveitamento integral de alimentos e gestão correta dos resíduos

 

O Servas, em parceria com o Sesc-MG e Senac-MG, comemorou nesta segunda-feira (18/9), a formatura da terceira turma do Cozinha Inteligente. Dezesseis dos 20 alunos que iniciaram o curso receberam certificação de auxiliar de cozinha especialistas em aproveitamento integral de alimentos e gestão correta de resíduos.

“É uma satisfação formarmos a terceira turma do Cozinha Inteligente. Isso reforça a importância da gastronomia social como meio de transformação na vida das pessoas que realmente precisam, além de impulsionar o mercado gastronômico, disponibilizando profissionais diferenciados, com olhar mais sustentável”, esclareceu o diretor de Investimento Social do Servas, Rodrigo Fernandes.

Francine Pena Póvoa, diretora técnica social do Sesc-MG, destacou a importância da parceria com o Servas. “É um orgulho estarmos formando mais uma turma do Cozinha Inteligente. O Sesc é parceiro desde 2015 por entender a relevância desse projeto não só para os alunos, mas para a sociedade, porque forma profissionais conscientes e que vão trabalhar para diminuir o impacto no meio ambiente, ou seja, ganhamos todos.”, afirmou Francine.

Gustavo Henrique Escobar Guimarães, diretor regional do Senac-MG, destacou a união de forças para fazer o Cozinha Inteligente acontecer. “Só através do diálogo entre os parceiros foi possível formar e contribuir para transformar a vida dessas pessoas. O mais importante, no entanto, é que os alunos superaram adversidades e conseguiram chegar até aqui”, enfatizou.

Maria do Carmo Marques Siqueira, uma das formandas, só lamentou pelo fim do convívio diário com os colegas. “Vai fazer falta essa troca de experiências, esse é o verdadeiro empreendedorismo. Agora é continuar, a gente não pode ficar parada”, determinou a aluna, que fez sabão em barra com a sobra do óleo que foi utilizado na cozinha.

Os alunos cumpriram uma carga horária de 272 horas/aula, o equivalente a cerca de quatro meses de estudos entre aulas teóricas e práticas. Foram ofertados quatro módulos com duração de quatro horas/aula por dia: Gestão de Resíduos e Meio Ambiente (20 horas/aula), Técnicas de Auxiliar de Cozinha e Gastronomia (220 horas/aula), Aproveitamento Integral de Alimentos (12horas/aula), e o Curso de Empreendedorismo e Transição de Carreira (20 horas/aula). Os alunos tiveram direito a material didático e os insumos utilizados nas aulas práticas.

Tags