Você está aqui:

Notícias

Governo de Minas Gerais lança chamamento para testes de solução em nuvem

A Prodemge, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), fará testes com plataformas de computação em nuvem do mercado. Para isso, foi lançado o chamamento público 003/2019, convidando empresas interessadas para apresentar e testar suas soluções.

A nuvem é um conceito que se refere à distribuição de serviços de computação (como servidores, bancos de dados e softwares) pela internet, permitindo seu acesso de qualquer lugar ou a qualquer hora, sob demanda, sem a necessidade de instalar programas ou aplicativos no computador. Modelo já bastante utilizado na iniciativa privada, está sendo gradualmente incorporado pela esfera pública.

No Governo de Minas, estão à frente desse processo a Prodemge e a Seplag que, juntas, estão trabalhando na formatação de um novo modelo de hospedagem de aplicações no data center da Prodemge, com métricas e bilhetagens similares às utilizadas pelos provedores de nuvem, e em uma nuvem pública. Isso permitirá ao Estado comparar e contratar sua hospedagem de forma mais ágil e com menor custo.

Prova de conceito

Os testes com plataformas de computação em nuvem do mercado serão realizados na forma de uma prova de conceito (POC), quando a infraestrutura de hardware e software do Portal Minas será migrada do data center da Prodemge para uma plataforma em nuvem durante uma semana e, posteriormente, feita a reversão para o data center. Nesse período, Prodemge e Seplag avaliarão o potencial da plataforma de nuvem, sua segurança, a integração com outras aplicações hospedadas em infraestruturas diferentes, o desempenho da aplicação, as facilidades no aprovisionamento da infraestrutura na nuvem e a disponibilidade dos serviços. 

O chamamento público contém todas as regras e condições para participação na POC. Entre elas estão a não remuneração da empresa e o não compromisso da Prodemge com qualquer aquisição, imediata ou futura, da solução. Outras dúvidas poderão ser esclarecidas na reunião que acontecerá na quarta-feira (3/4), das 10h às 12h, na Cidade Administrativa, aberta à participação dos fornecedores interessados.

O edital do chamamento está disponível no site da Prodemge e ficará aberto até 9 de abril. Mais informações pelo e-mail ctnuvem@prodemge.gov.br.

Notícias relacionadas

Estado prepara hipercentro de BH para receber inédito ecossistema de inovação aberta
19/06/2017

A execução do projeto piloto já está em andamento e vai inaugurar um marco na região central da capital mineira, que vai acomodar um hub de inovação aberta com a intenção de estimular o empreendedorismo digital, a conexão entre talentos, o desenvolvimento da economia criativa e a geração de negócios

Governador visita laboratório de informática da escola São Pedro e São Paulo, em Belo Horizonte
03/08/2017

Foram adquiridos 38.910 computadores, 4.000 mil projetores multimídia e 3.800 impressoras para as escolas de todo o estado. Além disso, o governo investiu R$ 24.388.840 em infraestrutura de rede lógica e elétrica, necessária para funcionamento desses equipamentos.

Governo de Minas Gerais inaugura primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa no estado
16/08/2017

A inauguração marca a criação da primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais e integra um projeto estruturador, que promoverá a restauração dos 25 andares do Edifício Bemge, situado na Praça Sete, para a implantação da sede definitiva do P7.