Mulheres empreendedoras são destaque na FINIT

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Mulheres referência em empreendedorismo e inovação são destaque na FINIT

Feira é marcada pela presença de grandes personalidades femininas e pela She’s Tech Conference 2017, que discute o papel da mulher em negócios com base tecnológica

 

Dominado pela presença masculina, o universo da tecnologia e inovação se configura como um desafio para as mulheres. Com incontáveis relatos de machismo e o mínimo protagonismo feminino, a questão hoje pauta discussões e motiva ações em todo o mundo. Sendo assim, a temática não poderia deixar de ser abordada na FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), que acontece de 31 de outubro a 4 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Uma iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), a FINIT se consolida como uma das principais feiras de seu segmento na América Latina.

Para a edição de 2017, o evento apresenta em sua programação mulheres que são referência em empreendedorismo e inovação no cenário nacional e internacional. Como é o caso de Mary Spio, CEO e presidente do CEEK VR INK, um desenvolvedor de experiências inovadoras de realidade virtual e aumentada para entretenimento, educação e saúde. Referência do cinema digital, Mary Spio criou tecnologias e soluções de conteúdos usados em empresas globais, sendo reconhecida com diversas premiações e inspirando meninas e mulheres em todo o mundo.

Com 35 anos de experiência na área de comunicação em entretenimento internacional e tecnologias emergentes, Tracy Mann é outro grande destaque da FINIT. Consultora de envolvimento internacional da SXSW LLC de Texas nos últimos 17 anos, ela compõe a programação da Conexão Minas Mundo, na Arena de Negócios, com a palestra “Oportunidades no SXSW 2018 para empreendedores e inovadores brasileiros”.

Mulheres do Senai, do governo canadense, representantes de universidades, outras empresas e ações, como a OLX e a Museomix, estão sendo confirmadas à medida que a programação vai sendo acertada, reforçando a representatividade feminina em papéis de liderança de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

O número de mulheres envolvidas no segmento diminuiu em relação às décadas passadas, como ilustra um estudo divulgado pelo Centro Nacional para as Mulheres e a Tecnologia da Informação. De acordo com a instituição, em 2012, apenas 18% dos pós-graduados em ciências da computação eram mulheres, contra 37% em 1985.

Além disso, grandes inventos do passado são de autoria feminina, a exemplo da atriz e engenheira de comunicações, Hedy Lamarr, que inventou o precursor da comunicação wireless e Evelyn Berezin, funcionária da Underwood Company, que criou o primeiro computador para escritório em 1953.

Considerando isso, Ciranda de Morais fundou o “She’s Tech”, um movimento que visa fortalecer a presença feminina empreendedora no ecossistema de startups. Com o objetivo de inspirar, engajar e capacitar mulheres a buscarem conhecimento e empreenderem em carreiras e em negócios com base tecnológica, o movimento vai estar presente na FINIT com a She’s Tech Conference 2017, de 2 a 4 de novembro na Arena de Negócios.

A conferência vai reunir personalidades do segmento para discutir temas de interesse das áreas de empreendedorismo, tecnologia e inovação sob a ótica feminina. Uma das presenças já confirmadas, Camila Achutti protagonizará a palestra “Educação, Diversidade e Tecnologia: esse tripé pode mudar o mundo. E nós estamos aqui para defendê-lo!”.

Referência na luta por mais mulheres na tecnologia, Camila é CTO e fundadora da Ponte21 e da Mastertech. Também na programação, Carine Roos, fundadora da UPWIT – Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation e especialista em Equidade de Gênero e Inovação falará diretamente para as mulheres na palestra “Liderança feminina: como trabalhar a sua autoconfiança e conquistar o mundo”. A co-fundadora do portal O Que Move O Marketing (OQMOM), Flávia Gamonar, completa a programação da conferência já confirmada com o tema “Como ser o profissional do futuro, hoje”.

Os interessados em participar da programação do She’s Tech devem se inscrever pelo site http://finitmg.com.br/inscreva-se/inscricao-arena-de-negocios/.  

 

FINIT        

Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retorna este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados.

A FINIT abrigará, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A FINIT é uma iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

Tags