Governo de Minas participa de Grupo de Trabalho de Transformação Digital finalista em premiação internacional

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Votação popular termina dia 5 de janeiro de 2020

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Companhia de Tecnologia da Informação (Prodemge), integra o Grupo de Trabalho para a Transformação Digital (GTD.Gov), um dos nove finalistas do Prêmio Global para Serviços Públicos, na categoria Digitalização dos Serviços Públicos. O projeto é o único representante da América Latina.

A premiação mundial é desenvolvida pela Apolitical, entidade do Reino Unido ligada ao terceiro setor, que destaca iniciativas sobre Governo Digital. Os nove projetos de inovação no setor público estão disponíveis para votação popular até o próximo dia 5 de janeiro no site da instituição, por meio do link https://apolitical.co/digitising-public-services-award-2019.

O Grupo de Trabalho é coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (Abep-Tic), reunindo gestores e técnicos de cerca de 20 governos estaduais brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo é estudar, compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para o processo de transformação digital da administração pública no país.

“O GTD.Gov é a oportunidade de vários entes federativos trabalharem em conjunto para melhorar a vida do cidadão brasileiro por meio da tecnologia. Partimos da premissa de que a transformação digital não é mais um desejo das organizações públicas, mas sim uma necessidade para aperfeiçoar a experiência do usuário com o serviço público”, destaca o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, que coordena o subgrupo de Serviços Digitais do GTD.Gov.

Entre os desafios do GTD.Gov está a implementação e expansão da Carteira de Trabalho Digital, do Cartão de Vacinas Virtual (Meu DigiSUS), do CRLV Digital e do Documento Nacional de Identificação (DNI) nos Estados e Distrito Federal, em parceria com os entes federais.

“O cidadão brasileiro clama por agilidade e eficiência nos serviços públicos. A transformação digital promovida pelo GTD.Gov, em pouco tempo de implementação, já mostra resultados concretos. Por isso é importante que votem e incentivem cada vez mais essa iniciativa tão promissora”, ressalta Kassius Vasconcelos, integrante do GTD.Gov pela Prodemge.

Como votar

Para votar no projeto do Grupo de Trabalho de Transformação Digital é necessário acessar o site da Apolitical (https://apolitical.co/digitising-public-services-award-2019/) e selecionar a opção “Non-member: Sign up to vote”, disponibilizada ao lado da iniciativa Working Group for Digital Transformation in Brazilian States and Federal District.

Ao clicar, será realizado um cadastro na plataforma e o usuário receberá um e-mail para validação do voto na premiação.