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Desempenho e Desenvolvimento

A Seplag, por meio da Superintendência Central de Política de Recursos Humanos, é responsável pela normatização, coordenação e acompanhamento da implementação das Políticas de Gestão do Desempenho e Gestão do Desenvolvimento dos servidores e gestores da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

Baseada em um modelo de Gestão por Competências, a Política de Gestão do Desempenho articulada à Política de Gestão do Desenvolvimento do Servidor visa a propiciar o crescimento profissional e aprimorar a atuação dos servidores e gestores públicos, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades.

A Política de Gestão do Desempenho desdobra-se em três processos de avaliação de desempenho, que ocorrem mediante a verificação contínua e sistemática das ações e funções desempenhadas pelos servidores. Assim, ao final de cada ciclo avaliatório, os servidores são avaliados em perfis de competências requeridos conforme o cumprimento de entregas e ações de desenvolvimento acordadas junto às chefias imediatas.

Os resultados das avaliações servem de insumo para identificar gaps de competências, subsidiando a elaboração de planos de ação de desenvolvimento a fim de promover a potencialização dos pontos fortes e o aperfeiçoamento dos pontos de melhoria apresentados pelos servidores.

Por sua vez, a Política de Gestão do Desenvolvimento, adotada no âmbito da Administração Estadual, tem como principal finalidade fomentar ações que visam a formação e desenvolvimento do servidor para o seu constante crescimento humano e profissional. As ações de desenvolvimento podem ser formais e informais, e são voltadas aos servidores e gestores, com o objetivo de promover o aprendizado de conhecimentos técnicos e a promoção de ações relativas à valorização do servidor.