Promoção à Saúde

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

Programa de Exame Médico de Saúde Ocupacional

É destinado a todos os servidores públicos efetivos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, com caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

O PEMSO será realizado pelos núcleos de saúde ocupacional dos órgãos que os possuem, observadas as diretrizes da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional. O exame médico de saúde ocupacional compreende a realização de exame clínico, incluindo anamnese ocupacional e exame físico.

Poderão ser solicitados ao servidor exames complementares, receitas, relatórios e outros documentos, às suas expensas, considerando o cargo e as atividades por ele exercidas. A periodicidade de realização do exame de saúde ocupacional será definida em instrução normativa e observará as atividades desenvolvidas pelos servidores. O servidor será convocado pela Diretoria de Recursos Humanos de seu órgão de lotação para a realização de exame médico de saúde ocupacional, conforme disponibilização de vagas pelo núcleo de saúde ocupacional.

Legislação

Resolução Seplag nº 27, de 11 de abril de 2014

Programa Saúde da Mulher Servidora

O programa é composto por atividades que envolvem a disponibilização de informações, cujas temáticas perpassam por questões sobre a promoção de saúde, bem-estar e prevenção de doenças no contexto de trabalho, tendo em vista as particularidades que envolvem as atividades laborais e de gênero, para as servidoras do Governo de Minas Gerais.

Para tanto, são realizadas palestras, rodas de conversa e outros eventos similares, em Belo Horizonte, em parceira com órgãos e profissionais da área.

Programa de Saúde Vocal do Professor

Em vigor desde dezembro de 2006, foi planejado e desenvolvido pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, por meio da Diretoria Central de Saúde e Segurança e de sua equipe de fonoaudiologia, órgãos vinculados à Seplag.

O programa caracteriza-se como uma política preventiva que visa à promoção da saúde vocal dos servidores da Administração Pública Estadual de Minas Gerais que fazem uso profissional da voz, principalmente professores e professoras. O PSVP é composto de três etapas, sendo a participação na primeira etapa requisito indispensável para participação nas etapas subsequentes.

Legislação

Resolução Seplag nº 27, de 27 de junho de 2016

Programa de Cessação do Tabagismo

Tem como objetivo estimular a adoção de hábitos saudáveis, prevenir a ocorrência de doenças e de estabelecer procedimentos referentes da redução da prevalência do tabagismo.

O Programa é coordenado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional e e sua execução poderá ocorrer por meio de parcerias com outros órgãos e entidades.

Legislação

Instrução Normativa SCPMSO nº 02, de 10 de abril de 2014

Programa Saúde em Peso

Trata-se de um grupo para orientar os servidores quanto a importância de modificar seus hábitos alimentares e incentivar a prática regular de atividade física com o intuito de contribuir no processo de redução do peso corporal e melhora da qualidade de vida. As reuniões do grupo são presenciais e ocorrem uma vez por semana, durante 6 semanas. Neste período o participante terá contato com nutricionista, psicólogo e fisioterapeutas.

Os interessados em participar do grupo podem manifestar seu interesse enviando e-mail contendo nome completo e ramal para contato, para fisioterapeuta@ca.mg.gov.br

    Ginástica Laboral

    Consiste na realização de uma série de exercícios leves e de curta duração, no ambiente de trabalho, que não sobrecarregam o servidor, previnem doenças ocupacionais e garantem saúde e qualidade de vida aos servidores. Atividade Física e Ginástica Laboral não são a mesma coisa. Essas duas práticas têm objetivos diversos e diferem significativamente nos meios e instrumentos que utilizam. Os programas de atividade física consistem em incentivos à prática de esportes ou atividades que levem a um maior dispêndio energético e movimentação da musculatura. A ginástica laboral tem por objetivo principal a prevenção de doenças ocupacionais, é realizada nos locais de trabalho, por períodos que variam de 8 a 12 minutos, durante a jornada de trabalho. Logo, uma não substitui a outra.