Infraestrutura de TIC

Atualizado em: 

Esta seção apresenta as principais ações referentes à infraestrutura de TIC para o Estado de Minas Gerais. Divide-se em:

 

Rede de Governo

O Estado de Minas Gerais tem atuado no sentido de prover os serviços essenciais à sociedade, com qualidade, rapidez e eficiência. Nessa linha, a integração dos diversos sistemas de telecomunicação operados pelos órgãos públicos se mostra fundamental para a gestão do Estado.

Com esse objetivo, foi criada a Rede IP Multisserviços, que deverá oferecer o suporte necessário à transmissão de dados, voz e vídeo, tornando possível o compartilhamento de serviços de tecnologia da informação e comunicação, bem como de sua infraestrutura.

As linhas de comunicação dos clientes serão providas por operadoras de telecomunicações e gerenciadas pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge, segundo as diretrizes do Comitê Gestor da Rede IP Multisserviços. Isso significa que as atividades como a gestão técnica da rede, de faturas e de níveis de serviço contratados, não ficarão mais a cargo dos órgãos individualmente, mas das Unidades Gestora Operacional (UGO) e de Contratos (UGC), operadas pela Prodemge.

Aos órgãos, será assegurada uma rede com Qualidade de Serviços (QoS) fim a fim, em que será possível trafegar a telefonia corporativa e dados multimídia, gerando economia para o Estado.

Para mais informações acesse o site: https://www.redegoverno.mg.gov.br/

 

Inventário de TI

O Inventário de TI foi instituído pela Resolução Seplag nº 38, de 12 de julho de 2010, que institui a Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais.

Gestão de Ativos é levantamento de informações sobre equipamentos, licenças de softwares, que estejam relacionados à área de Tecnologia da Informação. 

A Gestão de Ativos é de realização obrigatória a todos os órgãos da Administração Pública mineira direta, indireta, autárquica ou fundacional.