Coletânea de Inovação e Modernização na Gestão Pública

A Coletânea que você tem em mãos é resultado de um trabalho coletivo e colaborativo de aprendizado, desenvolvimento, consolidação e disseminação de metodologias voltadas para auxiliar os agentes públicos na modernização e inovação de seus órgãos e entidades.

A inovação na gestão pública pode ser entendida como o processo de criação de novas ideias e sua transformação em valor para a sociedade. Ela envolve a introdução de novas práticas ou mudanças em práticas anteriores por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação de mecanismos existentes, que produzem resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.

Nesse sentido, a modernização e a inovação no setor público podem traduzir-se em melhorias em processos e estruturas organizacionais, bem como na implementação de novos projetos, produtos, serviços, políticas ou sistemas que gerem valor para o público-alvo.

 

Coletânea de Inovação e Modernização na Gestão Pública é composta por três livros:

  • O Guia para Inovação na Gestão Pública traz metodologias e ferramentas para criar, identificar, estruturar e implementar ideias inovadoras, a partir das quais você poderá se inspirar para promover a inovação na sua organização e ajudar sua equipe a entregar melhores resultados.
  • O Guia para Gestão de Processos aborda o ciclo de gestão de processos, que envolve as etapas de planejamento, análise, redesenho, implantação, gestão da mudança e monitoramento e melhoria contínua. Além disso, apresenta um modelo de maturidade de processos e aspectos da governança de processos que irão contribuir para o desenvolvimento de ações para a gestão e inovação em processos pelos diversos órgãos e entidades do estado.
  • O Guia para Modelagem de Estruturas Organizacionais apresenta metodologia para os órgãos e entidades desenharem suas estruturas organizacionais, buscando melhorar o desempenho organizacional, tanto para o alcance dos resultados pretendidos, quanto para o fortalecimento do grau de alinhamento aos objetivos governamentais.