Inovação em Processos

A Inovação em Gerenciamento de Processos é utilizada para definir, analisar e gerenciar as melhorias no desempenho dos processos das organizações, com a finalidade de atingir condições ótimas para os cidadãos. Nesse sentido, ele vislumbra três objetivos principais: tornar os processos mais eficazes, para que produzam os resultados esperados; tornar os processos mais eficientes, utilizando da melhor forma os recursos disponíveis e aprimorando seus resultados; e tornar os processos adaptáveis, capazes de serem modificados conforme as necessidades variáveis do cidadão e da organização.

Aqui apresentamos as políticas, diretrizes e principais iniciativas desenvolvidas para a inovação e melhoria contínua de processos no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual.

O conteúdo disponibilizado é de responsabilidade da Diretoria Central de Modernização Institucional e Inovação em Processos (DCMIP), da Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional (SCIM), vinculado à Subsecretaria de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas. A DCMIP tem por competência promover a governança de processos e a modernização institucional no âmbito do Poder Executivo:

I – definir políticas e diretrizes para promover a cultura de gestão, desburocratização, melhoria de processos e modernização institucional;

II – fomentar, promover e coordenar ações para integrar, simplificar, padronizar, desburocratizar e otimizar processos;

III – articular estratégia, processos e abordagem de mudança, contribuindo para a geração de resultados aderentes aos objetivos governamentais e às demandas e necessidades da sociedade;

IV – gerir a maturidade dos processos, contribuindo para uma cultura de análise, avaliação e melhoria contínua dos processos;

V – fomentar o compartilhamento de informações, modelos, e boas práticas relativas à modernização institucional e melhoria de processos;

VI – estabelecer diretrizes, orientar e supervisionar a elaboração de propostas de estruturação e reestruturação organizacional no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional;

VII – fomentar e promover estudos e iniciativas integradas de modernização administrativa alinhados à estratégia governamental e que busquem a agilidade e a qualidade na prestação dos serviços públicos nos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo.

 

Manuais de Gestão de Processos

A gestão e melhoria de processos tem sido um tema cada vez mais recorrente e relevante para as organizações que primam pela qualidade, melhor utilização de recursos e obtenção de melhores resultados. Nesse contexto, a DCMIP tem se preocupado em desenvolver e consolidar metodologias que sirvam de apoio para os órgãos e entidades do Governo de Minas na implantação da gestão de processos.

Guia para Melhoria de Processos no Governo de Minas Gerais

Guia para Gestão da Rotina de Processos no Governo de Minas Gerais

Capacitações em Gestão de Processos

Visando multiplicar conhecimentos sobre Gestão de Processos, a DCMIP oferece uma carteira de cursos centrais para os servidores dos diversos órgãos e entidades governamentais que trabalham com o tema. A seguir, os cursos disponíveis e suas ementas:

Curso 1 – Fundamentos de Gestão de Processos e da Notação BPMN (Curso Básico)

Ementa Curso 1

Curso 2 – Metodologia para a Melhoria de Processos no Governo de Minas Gerais

Ementa Curso 2

Curso 3 – Modelagem de Processos utilizando a Notação BPMN (Curso Avançado)

Ementa Curso 3

Curso 4 – Gestão da Rotina de Processos

Ementa Curso 4

Materiais, Complementares de Orientação e Apoio para a Gestão de Processos

Cumprindo com suas competências legais de pesquisar, desenvolver e difundir metodologias e ferramentas de gestão de processos para otimizar a performance organizacional, a DCMIP disponibiliza materiais de orientação e apoio referentes à Gestão de Processos, de forma a contribuir com os trabalhos realizados e com a geração de mais valor para os cidadãos mineiros.

Nessa seção, serão, portanto, divulgados artigos, textos acadêmicos, apresentações, orientações gerais, relatórios e outros materiais que porventura se fizerem necessários ou interessantes como apoio às iniciativas de gestão e melhoria de processos no Estado de Minas Gerais.