Gestão de Imóveis

Atualizado em: 

Apresentação

A Diretoria Central de Gestão de Imóveis da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (DCI) realiza a gestão de cerca de 12.720 imóveis, dentre próprios, alugados ou cedidos à Administração Pública Estadual. Essa gestão se faz em conjunto com os órgãos e entidades estaduais que ocupam os imóveis ou atuam como intervenientes na disponibilidade dos bens a terceiros. Para de gerir o cadastro e os processos relacionados ao patrimônio imobiliário a DCI utiliza o Módulo de Gestão de Imóveis do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (SIAD).

Legislação

Decreto n.º 46.467, de 28/03/2014 - Dispõe sobre a Gestão de Imóveis Patrimoniais no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional.

Resolução Conjunta SEF-SEPLAG nº 5.022, de 30/06/2017 - Institui Comissão destinada a implementar a transferência da gestão de imóveis, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão para a Secretaria de Estado de Fazenda e dá outras providências.

Lei Federal nº 6.015, de 31/12/1973 - Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências.

Provimento n.º 93/CGJ/2020 - Codifica os atos normativos da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais relativos aos serviços notariais e de registro.

Modelos de Documentos

Termo de Cessão/Permissão/Autorização de Uso Gratuito

Check List (alienação-aquisição-empréstimos)

Laudo de Avaliação de Imóveis

 

Módulo de Gestão de Imóveis

O Módulo de Gestão de Imóveis do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (SIAD), elaborado pela Seplag, tem a finalidade de gerir o cadastro e os processos relacionados ao patrimônio imobiliário do Estado de Minas Gerais. Para acessar o Módulo click aqui.

Atualização Cadastral

É preciso que o banco de dados do Módulo de Imóveis esteja bem organizado, de forma a torná-lo acessível, a qualquer instante, permitindo a extração de informações que instruam as políticas de gestão imobiliária. Assim, para que todas as informações estejam completas e condizentes com a realidade, é crucial a atualização constante dos cadastros. A atualização cadastral do bem no Módulo de Imóveis é de responsabilidade do órgão ou entidade que detenha a posse ou a propriedade do imóvel. É o que estabelece o Decreto nº 46.467, de 2014.

Como solicitar treinamento para o Módulo de Gestão de Imóveis? 

Para solicitar treinamento para novos servidores entre em contato pelo e-mail: imoveis@planejamento.mg.gov.br.

 

Serviços

Disponibilização de imóveis públicos estaduais aos municípios

Caso o Município tenha interesse em algum imóvel localizado em seu território, deverá acionar o Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que, após análise da viabilidade, poderá disponibilizar o bem por meio da celebração de termos de cessão, permissão ou até mesmo de doação.

O município também poderá entrar em contato com o Gabinete para regularização da ocupação de um imóvel.

 O contato poderá ser feito por meio de ofício, telefone e ou-mail:

Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, nº 4001 – Prédio Gerais, 3º Andar, Lado Par, Bairro Serra Verde - BH - MG - CEP.: 31630-901

Telefone: 31 3915-0646

E-mail: gabinete@planejamento.mg.gov.br  

Cessões de Uso de Imóveis e Doações realizadas pela Diretoria Central de Imóveis em 2024: 

Doação - Ubá - fevereiro 2024 - Lei Estadual nº 24.334/2023 

Doação - Ubá - fevereiro 2024 - Lei Estadual nº 24.498/2023 

Doação - Piraúba - fevereiro 2024 - Lei Estadual 24.571/2024

 

Anuência de Retificação de área

A retificação de registro imobiliário é medida eficaz para a correção de uma matrícula que não reflete a realidade do imóvel registrado, seja porque houve alterações em suas divisas, ou porque há qualquer outro erro material no registro.

É solicitada a anuência do Estado de Minas Gerais quando a área que se pretende retificar confrontar com área de propriedade estadual, ou com curso d’água de domínio estadual.

Como solicitar?

Enviar ofício de solicitação, localização, registro, escritura, autorização para entrada no imóvel, Planta Topográfica e Memorial Descritivo do imóvel cujo registro pretende-se retificar. No local de assinatura do Estado deve constar "Estado de Mina Gerais. CNPJ: 18.715.565/0001-10"

Podem solicitar: Particular, Cartórios de Registro de Imóveis e AGE.