LAB.mg lança livro digital sobre pesquisas de experiência do usuário

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O tema será apresentado em evento virtual na próxima terça-feira (11/5). As inscrições para participar do webinário já estão abertas

O LAB.mg – Laboratório de Inovação do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP) – lançará, na próxima terça-feira (11/5) às 15h, o livro digital “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”. O material tem como objetivo disseminar metodologias de pesquisa de experiência do usuário e apresenta um conteúdo consolidado com base em estudos e boas práticas. As inscrições para participar do evento podem ser feitas aqui.

Conforme a superintendente Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da Seplag, Ana Flávia Morais, o tema tratado no livro é necessário pois inclui a perspectiva do cidadão na estruturação de novos serviços públicos e, também, na melhoria dos que já são prestados. “O cidadão sabe mais sobre suas próprias dores, frustrações, desejos e necessidades do que qualquer pessoa. Por isso, ouvi-lo e envolvê-lo no processo nos permite desenhar serviços que de fato lhe agreguem valor”, declara a gestora.

A pesquisa sobre a Experiência do Usuário (UX), termo que vem da expressão em inglês “user experience”, é considerada uma ferramenta útil ao Estado por facilitar o desenho de políticas com foco nos cidadãos, deixando de lado suposições e colocando os usuários dos serviços em destaque. Segundo a superintendente da Seplag, o material apresenta diversas técnicas que podem ser utilizadas para entender a percepção do usuário e a experiência que ele vivencia quando interage com o Governo de Minas.

“O livro digital traz um conteúdo consolidado que estudamos, testamos nos nossos projetos, adaptamos à nossa realidade e apresentamos de uma forma simples. Esperamos que o lançamento desperte a curiosidade e o interesse de todos os servidores sobre o tema e os sensibilize sobre a importância de ouvir o cidadão para aprimorar os nossos serviços”, acrescenta Ana Flávia.

O webinário de apresentação celebra a trajetória bem-sucedida do LAB.mg nas aplicações dessas técnicas focadas na experiência do usuário. “A partir de projetos já executados, aprimoramos ferramentas e essas técnicas, agora disponíveis no livro para serem replicadas. Para nosso LAB essa é uma diretriz fundamental: ouvir para inovar”, ressalta Vítor Martins, coordenador do LAB.mg pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Trabalho conjunto

O livro “Pesquisa de Experiência do Usuário - Aplicação na Gestão Pública” é voltado para o servidor público que busca conhecimento e atualização sobre métodos relacionados à transformação de serviços públicos. É resultado de um trabalho conjunto entre a Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental, da Subsecretaria de Gestão Estratégica da Seplag, e da Assessoria em Projetos de Inovação da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP).

Experiência do Usuário

Experiência do Usuário, do inglês “user experience”, são todos os aspectos envolvidos na interação entre um indivíduo e determinado produto ou serviço. As pesquisas sobre o tema são utilizadas para desenhar e aprimorar políticas e serviços, tendo como base a experiência do público ao utilizá-los.

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