LAB.mg participa de webinar da Arsae sobre Saneamento e Regulação

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Evento proporcionou troca de experiências e discussão sobre a inovação no serviço público

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg –, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), participou, nesta quinta-feira (29/4), do 6º webinar “Regulação em Foco”, promovido pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). O encontro discutiu a importância da inovação em Saneamento e Regulação e proporcionou uma troca de experiências entre especialistas no tema. 

Também participaram do evento representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A transmissão contou com a participação de aproximadamente 140 pessoas. 

Gabriela Durães, diretora Central de Inovação da Ação Governamental e coordenadora do LAB.mg pela Seplag, apresentou o processo de trabalho adotado pelo Laboratório e destacou que os projetos desenvolvidos têm como foco a transformação de serviços, melhoria de processos, cocriação de soluções, testes de usabilidade em canais digitais e pesquisa de experiência do usuário.

“O foco no usuário é um dos valores do LAB.mg e uma das principais premissas adotadas nos projetos de transformação de serviços públicos. Somente conhecendo a realidade do usuário nós conseguimos entender e mapear suas necessidades e dificuldades e, assim, propor soluções que gerem valor e solucionem os problemas”, destacou Gabriela. 

O diretor-Geral da Arsae-MG, Antônio Claret, destacou que a inovação tem trazido bons resultados para a Agência, como a fiscalização remota implementada durante a pandemia de Covid-19. 

“Hoje os fiscais atuam remotamente e observou-se um aumento de 40% na emissão de relatórios, com o mesmo nível de qualidade do relatório físico. A inovação está intimamente ligada à eficiência e é isso que nós buscamos no serviço público”, disse Claret.