Você está aqui:

Notícias

Governo entrega sementes a 26 mil famílias vulneráveis

Governo entrega sementes a 26 mil famílias em situação de vulnerabilidade social

Serão beneficiados 147 municípios mineiros. Ação começa na cidade de Jacinto, no Território Médio e Baixo Jequitinhonha

 

A distribuição de 26 mil kits de sementes de beterraba, cenoura, alface, quiabo e repolho para as famílias pobres do campo, a partir da lista de famílias selecionadas por meio do Cadastro Único da Assistência Social (Cadúnico) e pela Emater-MG, no âmbito da estratégia de enfrentamento da pobreza no campo, é a próxima etapa do projeto Sementes Presentes, do Governo de Minas Gerais. A ação começa nesta sexta-feira (8/6), em Jacinto, Território Médio e Baixo Jequitinhonha, visando a garantia da segurança alimentar.

Serão beneficiadas 26 mil famílias de 147 municípios mineiros com 130 mil pacotes de sementes. Com a entrega das sementes de hortaliças termina a primeira etapa do projeto Sementes Presentes, que teve início em 2017.

“Nossa proposta é promover a qualidade de vida das pessoas de acordo com a demanda da população destes municípios nos Fóruns Regionais. Eles reivindicaram e nós implantamos”, afirma a coordenadora do projeto, Beth Filizzola.

Segundo ela, o projeto definiu os territórios prioritários e houve articulação com movimentos sociais e entidades representativas do campo, além das 20 instituições do Estado envolvidas na Estratégia Novos Encontros.

 

Inclusão no processo produtivo

Além das 26 mil famílias que vão receber o kit hortaliça, em 2017 foram doadas 226 toneladas de sementes de feijão, sorgo e milho para 23,8 mil famílias selecionadas pelo Cadúnico em 159 municípios.

“O desenvolvimento dessa etapa foi proposta e acordada em julho de 2017, quando aconteceram as reuniões técnicas para elaboração dos planos de ações e contou com a participação dos gestores municipais e técnicos do Estado”, explica a coordenadora, afirmando ainda que, no total, considerando as sementes e hortaliças foram investidos mais de R$ 2 milhões no projeto. Para 2018 está prevista a entrega de sementes para mais de 40 mil famílias.

O Projeto Sementes Presentes, executado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão em conjunto com outros órgãos do Estado, vem permitindo incluir famílias que estão em situação de vulnerabilidade social no processo produtivo, fortalecer a agricultura familiar, por meio da entrega de insumos, assistência técnica, bem como o aprimoramento do planejamento das compras institucionais da alimentação escolar.

 

Notícias relacionadas

A declaração foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, durante o seminário: "Avanço de Desafios da Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais", realizado nesta sexta-feira (16/10) no plenário do edifício Gerais, na Cidade Administrativa.

Oficinas para ampliar acesso da agricultura familiar na alimentação escolar reúnem 1.600 participantes de 178 municípios mineiros

Cerca de 1.600 inscritos, 178 municípios representados e muitas trocas de experiências para superar desafios e promover o desenvolvimento local. Esse é o balanço do ciclo de oficinas do Circuito Alimentação, que se encerra nesta sexta-feira (9/6), com a etapa Vale do Rio Doce.

Governador entrega milésimo título de propriedade rural

O governador chegou acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, e do prefeito municipal, Warlim Barbosa. Conheceu a casa, conversou com os familiares e experimentou alguns quitutes preparados pela matriarca da família.